Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26148
Title: | Facial Expression Recognition (FER) - Reconhecimento de Expressão Facial - na educação: um mapeamento bibliográfico |
Other Titles: | Facial Expression Recognition (FER) in education: a bibliographic mapping |
Authors: | BUGAN, Isabella Paloczy STOPA, Natielli Braga |
Advisor: | FRESCHI, Ana Carolina |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Redes neurais;Educação;Emoções;Tecnologia |
Issue Date: | Dec-2022 |
Publisher: | 182 |
Citation: | BUGAN, Isabella Paloczy; STOPA, Natielli Braga. Facial Expression Recognition (FER) - Reconhecimento de Expressão Facial - na educação: um mapeamento bibliográfico. Orientadora: Ana Carolina Freschi. 2022. 12 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão da Tecnologia da informação) - Fatec Catanduva, Catanduva, SP, 2022. |
Abstract: | Na época atual, os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) não apresentam
ferramentas eficientes que consigam identificar os acontecimentos afetivos no decorrer de toda
a interação do educando com o ambiente, uma vez que esses fatos interferem seriamente nos
processos mentais como raciocínio e, principalmente, motivação. Para preencher essa lacuna,
neste trabalho, organizado em uma pesquisa do tipo bibliográfica e exploratória, pesquisaramse termos como Facial Expression Recognition e Ambientes Virtuais de Ensino e
Aprendizagem, com foco em artigos, teses e dissertações entre os anos de 2000 e 2022 para
entender a relação do reconhecimento facial e do reconhecimento das emoções na educação.
Os conceitos encontrados para Facial Expression Recognition na sua grande maioria estão
associados com o reconhecimento das expressões faciais no âmbito de segurança, jogos virtuais,
e Psicologia para ajudar a entender os sentimentos dos humanos. No que diz respeito sobre
Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem, o contexto gira em torno de como esses
softwares devem ser estruturados, em como o reconhecimento facial ajuda na identificação
biométrica para um acesso mais seguro nas plataformas e para um acompanhamento quanto as
atividades executadas pelos estudantes. O que justifica e motiva essa pesquisa é a ampla
possibilidade em detectar expressões faciais e com isso entender qual a emoção apresentada e
assim categorizar essa emoção em positiva ou negativa. At the present time, Virtual Learning Environment (VLE) do not have efficient tools that can identify affective events throughout the student's interaction with the environment, since these facts seriously interfere with mental processes such as reasoning and, mostly motivation. To fill this gap, this work, organized in in a bibliographical and exploratory research, terms such as Facial Expression Recognition and Virtual Teaching and Learning Environments, focusing on articles, theses, and dissertations between the years 2000 to 2022 to understand the relationship between facial recognition and emotion recognition in education. The concepts found for Facial Expression Recognition are mostly associated with the recognition of facial expressions in the field of security, virtual games, and Psychology to help understand the human’s feelings. With regard to Virtual Teaching and Learning Environments, the context revolves around how these software should be structured, how facial recognition helps in biometric identification for safer access to platforms and for monitoring the activities performed by students. What justifies and motivates this research is the wide possibility of detecting facial expressions and thereby understanding the emotion presented and thus categorizing this emotion as positive or negative. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26148 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestao_tecnologia_informação_2022_2_isabella_paloczy_bugan_reconhecimento_de_expressao_facial_na_educaçao_um_mapeamento_bibliografico.pdf Restricted Access | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.