Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26059
Title: Qualidade de software: um estudo sobre as práticas MPS.BR realizadas por empresa desenvolvedora de software de Mococa-SP
Authors: ANDREASSA, Giovane Bruno Procópio
Advisor: CAROSIA, Jaciara Silva
Other contributor: CAROSIA, Jaciara Silva
MASCHIETTO, Luís Gustavo
SOUZA, Guilherme Henrique de
type of document: Monografia
Keywords: Qualidade de software;Softwares
Issue Date: Jul-2018
Publisher: 120
Citation: ANDREASSA, Giovane Bruno Procópio. Qualidade de software: um estudo sobre as práticas MPS.BR realizadas por empresa desenvolvedora de software de Mococa-SP. Orientador: Jaciara Silva CAROSIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Fatec Mário Robertson de Sylos Filho, Mococa, 2018.
Abstract: Qualidade é algo que o ser humano sempre buscou em tudo o que realiza, e quando se fala em software não é diferente. Na busca de softwares de qualidade, chegou-se a conclusão de que a qualidade do processo de software influencia diretamente na qualidade do produto final. Visando a qualidade do processo de software, surgiram modelos de qualidade de processo, e o MPS.BR, que é o objeto de estudo do presente trabalho é um desses modelos, que tem como base outros modelos reconhecidos internacionalmente, mas é traduzido para a realidade do mercado de software brasileiro, com o objetivo de facilitar o acesso a uma certificação em qualidade de processo de software às empresas brasileiras que atuam no ramo. Nesse contexto, foi realizado um estudo de caso na BomSoft, uma empresa de software da cidade de Mococa, através de um questionário, com o objetivo de analisar a conformidade de suas práticas de qualidade de processo em relação ao que o MPS.BR define. Depois de analisadas as respostas chegou-se à conclusão de que é possível, mesmo para uma empresa de software de pequeno porte, conseguir uma certificação MPS.BR de nível G, uma vez que a empresa atende a maioria das exigências que foram abordadas, dentre aquelas expressas no modelo.
Quality is something that the human being has always been seeking in everything he does and when we talk about software it is not different. In the seeking of quality softwares, we came to the conclusion that software processes quality influences directly in the quality of the final product. Looking for software process quality there comes onto market some models of process quality, and MPS.BR., the object of study of the present paper is one of these models, that is based in other internationally known models, but it is translated to the reality of Brazilian software market, with the objective of making the access of a process quality certification easier to the Brazilian companies. In this context, a study was made in this area at BomSoft, a software company from Mococa, by using a quiz with the objective to analyze the accordance between its quality behaviors and what the model requires. After the questions analyzed, we came to the conclusion that it is possible, even to a small software company, to get a level G MPS.BR certification, once the company complies with most of the requirements we discuss, from those the model presents.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26059
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QUALIDADE DE SOFTWARE.pdf
  Restricted Access
1.11 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.