Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25956
Título: Trabalho informal, ilegalidade e o papel intervencionista do poder público
Título(s) alternativo(s): Informal work, illegality and the interventionist role of public authorities
Autor(es): RUESCH, Jéssica Vanessa
Orientador(es): POMPEU, Silma Carneiro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Trabalho forçado;Inspeção do trabalho;Piratas
Data do documento: Jul-2009
Editor: 105
Referência Bibliográfica: RUESCH, Jéssica Vanessa. Trabalho informal, ilegalidade e o papel intervencionista do poder público, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.
Resumo: Este estudo monográfico, organizado em dois capítulos, explica as origens do trabalho informal e a transição do trabalhador formal para informal; apresenta, dentro de uma linha histórica, influências da intervenção do poder público no trabalho informal; e, descreve medidas intervencionistas do poder público de Indaiatuba diante da informalidade. O objetivo principal foi identificar evidências de melhoria na qualidade de vida dos camelôs de Indaiatuba, legalizados pelo poder público com a criação do Shopping Popular Ponto Azul. Em relação aos instrumentos metodológicos, foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, artigos e monografias, Internet, e jornais da imprensa nacional. Adicionalmente, foi feita uma pesquisa de campo que consistiu na coleta de dados com o poder público e os trabalhadores informais, atuantes hoje no Shopping Popular Ponto Azul, do município de Indaiatuba. Ao final do trabalho, identificamos as mudanças ocorridas na condição de vida desses comerciantes, a partir de três pontos de vista: dos trabalhadores, dos concessionários dos boxes e do poder público. Pode-se afirmar que tanto os ex-ambulantes como os novos ingressantes no Ponto Azul, estão meramente satisfeitos e o poder público apresenta-se conformado com as melhorias já proporcionadas a esses ambulantes, embora esses trabalhadores ainda se mostrem insatisfeitos com a manutenção e administração do local. Acima de tudo, faz-se necessária a sensibilização e conscientização da população de Indaiatuba e desses comerciantes quanto a comercialização de produtos piratas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25956
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssica Vanessa Ruesch.pdf
  Restricted Access
8.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.