Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25942
Título: Balanced Scorecard (mapas estratégicos) seus desafios de implementação estudo de caso da aplicação da ferramenta em uma empresa do setor gráfico
Título(s) alternativo(s): Balanced Scorecard (strategic maps) its implementation challenges case study of the application of the tool in a company in the graphics sector
Autor(es): TRASSI, Reginaldo Aparecido
Orientador(es): PRANDO, Elton César
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Planejamento estratégico;Avaliação de desempenho organizacional;Balanced scorecard
Data do documento: Jun-2023
Editor: 182
Referência Bibliográfica: TRASSI, Reginaldo Aparecido. Balanced Scorecard (mapas estratégicos) seus desafios de implementação estudo de caso da aplicação da ferramenta em uma empresa do setor gráfico. Orientador: Elton César Prando. 2023. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, SP, 2023.
Resumo: O presente trabalho analisou a ferramenta Balanced Scorecard (BSC), no português Mapas Estratégicos, com seus desafios de implementação. Por meio de estudo de caso da aplicação da ferramenta em uma empresa do setor gráfico. A metodologia pode ser definida como uma ferramenta de gestão estratégica que auxilia as empresas a traduzirem sua visão e estratégia em objetivos tangíveis e mensuráveis. Ela fornece uma estrutura abrangente para medir o desempenho organizacional em várias perspectivas, como financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento. Esse assunto impacta diretamente em diversas áreas como: gestão estratégica, área financeira, atendimento ao cliente, processos internos, desenvolvimento de recursos humanos etc. O objetivo do presente estudo foi verificar na prática como esta metodologia (BSC) impacta nas atividades de uma organização, principalmente devido as mudanças que a ela provoca. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura e após a revisão o foi aplicado um questionário para analisar os desafios da sua implementação. Entre os resultados destaca-se os desafios em mensurar os resultados não financeiros e a necessidade de monitoramento e atualização contínua, e entre os principais benefícios informados a visão estratégica mais clara, uma comunicação mais eficaz e uma maior capacidade de monitorar o desempenho e a tomada de decisões informadas.
The present work analyzed the Balanced Scorecard (BSC) tool, also (Strategic Maps), with its implementation challenges. Through a case study of the application of the tool in a company in the graphic sector. The methodology can be defined as a strategic management tool that helps companies to translate their vision and strategy into tangible and measurable objectives. It provides a comprehensive framework for measuring organizational performance from multiple perspectives such as financial, customer, internal processes, and learning and growth. This issue has a direct impact on several areas such as: strategic management, financial area, customer service, internal processes, human resources development, etc. The objective of the present study was to verify in practice how this methodology (BSC) impacts on the activities of an organization, mainly due to the changes it causes. For that, a literature review was carried out and after the review a questionnaire was applied to analyze the challenges of its implementation. Among the results, the challenges in measuring non-financial results and the need for continuous monitoring and updating stand out, and among the main benefits reported are a clearer strategic vision, more effective communication and a greater ability to monitor performance and decision-making of informed decisions.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25942
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.