Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25878
Título: | Transporte ferroviário de passageiros: uma análise da demanda de passageiros para a implantação de um trem expresso ligando os municípios de Campinas a São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Rail passenger transport: an analysis of passenger demand for the implementation of an express train connecting the municipalities of Campinas and São Paulo |
Autor(es): | PACHECO, Camila |
Orientador(es): | CALABREZI, Sandro |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Transporte ferroviário;Mobilidade urbana;Transporte público |
Data do documento: | Dez-2013 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | PACHECO, Camila. Transporte ferroviário de passageiros: uma análise da demanda de passageiros para a implantação de um trem expresso ligando os municípios de Campinas a São Paulo, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Logística Aeroportuária) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2013. |
Resumo: | Com o crescimento populacional nos grandes centros urbanos, faz-se necessário a disposição de vários modais de transporte para que os usuários sintam-se a vontade para escolher o meio de transporte mais eficiente para o seu trajeto escolhido de origem/destino. A falta de incentivos e investimentos dos governantes e empresas do setor ferroviário fez com que este meio de transporte perdesse suas forças tornando o modal rodoviário como o principal meio de transporte do Brasil. Após muitos anos, percebeu-se que o fluxo de veículos obteve um crescimento significativo gerando gargalos nas rodovias e vias dos grandes centros urbanos. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho é analisar a demanda pelo transporte público ferroviário por meio de gerenciamento de dados de usuários da Região Metropolitana de Campinas, identificando o volume de pessoas que se locomovem diariamente no eixo Campinas/São Paulo. Os resultados do trabalho não são conclusivos, uma vez que a pesquisa está concentrada em projetos futuros, mas o trabalho abordou temas recorrentes a utilização dos modais estudados, comparando com a realidade do transporte existente na área de abrangência estudada. Os projetos contam com a participação da iniciativa privada em parceria com o poder público, contribuindo assim para a redução no impacto com a mobilidade urbana nas regiões metropolitanas. Esse projeto ligará as macro-metrópoles à cidade de São Paulo, com isso os usuários do trem regional terão um ganho significativo de tempo, segurança e acessibilidade levando-se em conta a redução de impactos ambientais. Nowadays, it is necessary the disposition of various transportation modes for users to feel free to choose the most efficient means of transport for your path of origin and destination. The lack of incentives and investments of governments and companies in the railway sector has made this means of transport lose its forces making road transportation the primary mode of transportation in Brazil. After many years, it was realized that the flow of vehicles has experienced significant growth creating bottlenecks on highways and major urban centers. Therefore, the main objective of this work is to analyze the demand for public transportation by rail management of user data in the metropolitan region of Campinas, identifying the volume of people who travel daily on the axis of Campinas and São Paulo. The results of this work aren´t conclusive, since the research is focused on future projects, but the work has addressed the use of recurring themes modal studied, comparing with the reality of existing transport in the catchment area studied. The projects involve the participation of the private sector in partnership with the government, thereby contributing to the reduction in the impact for urban mobility in metropolitan areas. This project will link the macro-metropolis of São Paulo, and thus the users of the regional train will have a significant gain of time, safety and affordability taking into account the reduction of environmental impacts. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25878 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAMILA PACHECO.pdf Restricted Access | 1.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.