Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25860
Título: Consócio de exportação: alternativa para o desenvolvimento das PMEs
Título(s) alternativo(s): Export consortium: alternative for the development of SMEs
Autor(es): CURTO, Wallace Henrique da Silva
Orientador(es): RIBEIRO, Marlucy Maria da Silveira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Competitividade;Exportação;Pequenas e médias empresas
Data do documento: Jul-2010
Editor: 105
Referência Bibliográfica: CURTO, Wallace Henrique da Silva. Consócio de exportação: alternativa para o desenvolvimento das PMEs, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial)- Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.
Resumo: O objetivo geral do estudo foi analisar o processo de inserção das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras no mercado internacional, através do consórcio de exportação. As empresas de pequeno e médio porte, tem procurado estabelecer várias formas de cooperação, objetivando se manterem competitivas em face das tendências da globalização. Nesse contexto, as Redes de Cooperação Inter organizacional representam um tipo de cooperação bastante funcional para as PMEs, na medida em que elas assumem várias formas, dentre elas: os consórcios de exportação, os arranjos produtivos locais ou clusters industriais, as cooperativas, os aglomerados, as organizações virtuais. No entanto, o consórcio de exportação, sendo a união de empresas de pequeno e médio porte do mesmo segmento produtivo e/ou complementares para juntas exportarem seus produtos, pode ser apontado como uma importante alternativa estratégica para inserção competitiva daquelas no mercado internacional. A sinergia obtida proporciona as empresas consorciadas: redução dos custos gerais de exportação, minimização dos riscos de exportar individualmente, aumento de competitividade das empresas, maior segurança na penetração e diversificação de mercados, alavancagem das vendas externas, possibilidade de exportar com marca própria, maior poder político em negociações com entidades de apoio ao comércio exterior, entre outras. A rede de cooperação Inter organizacional, em especial o consórcio de exportação mostrou-se alternativa eficaz para as pequenas e médias empresas brasileiras, no entanto, faz-se necessário um aprofundamento do estudo das condições brasileiras para efetiva aplicação do consórcio.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25860
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wallace Henrique da Silva Curto.pdf
  Restricted Access
583.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.