Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25840
Title: Análise de necessidades no meio empresarial: o uso da língua inglesa em logística
Other Titles: Needs analysis in the business environment: the use of the English language in logistics
Authors: RIBEIRO JUNIOR, José Alcindo
Advisor: BARÇANTE, Magali
Other contributor: BITAR, Simone Galvani
POMPEU, Silma Carneiro
type of document: Monografia
Keywords: Língua inglesa;Logística;Comunicação
Issue Date: 4-Dec-2013
Publisher: 105
Citation: RIBEIRO JUNIOR, José Alcindo. Análise de necessidades no meio empresarial: o uso da língua inglesa em logística, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2013.
Abstract: O inglês é uma ferramenta de comunicação mundialmente aceita nas mesas de negociação. Apesar desse fato não ser novidade, e de sabermos que para negociar precisamos de conhecimento específico na língua-alvo, há ainda muito que se estudar sobre essa especificidade. Nesse trabalho monográfico, apresentamos uma parte da história do ensino de inglês para fins específicos no Brasil e um recorte sobre as necessidades linguísticas dessa língua na logística. O ensino de línguas para fins específicos foi idealizado em meados dos anos oitenta no Brasil, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em conjunto com o Conselho Britânico e o Ministério da Educação, com o objetivo de capacitar profissionais na área de línguas, para atender à necessidade da época, a leitura de textos acadêmicos. Porém, com o passar dos anos, novas necessidades foram sendo criadas para atender às exigências, seja na Academia seja no mercado de trabalho. Trazemos um recorte de necessidades de uso de inglês apontadas na área da logística, obtidas através de pesquisa bibliográfica, de questionários enviados a empresas e docentes e de pesquisa documental, por meio da apresentação e análise das ementas e objetivos das disciplinas de inglês do curso de Logística da FATEC Indaiatuba. Os dados revelam a necessidade não somente de se estudar a língua estrangeira (inglês), mas também a cultura estrangeira. Verifica-se a necessidade de integrar as habilidades linguísticas. Para tanto, o ensino de línguas para fins específicos tende a responder a essas necessidades por analisá-las e por considerar o aluno o centro do processo de aprender línguas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25840
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ALCINDO RIBEIRO JUNIOR.pdf
  Restricted Access
848.57 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.