Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25795
Título: Prevenindo IRAS: a importância da higienização das mãos para técnicos de enfermagem
Título(s) alternativo(s): Preventing IRAS: The importance of hand hygiene for nursing technicians
Autor(es): CAMPOS, Monique de Lima Teixeira
OLIVEIRA, Paula Custódio de
Orientador(es): LIMA, Vilma da Silva Barbosa
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Controle de infecções;Lavagem de mãos
Data do documento: 2024
Editor: 147
Referência Bibliográfica: CAMPOS, Monique de Lima Teixeira; OLIVEIRA, Paula Custódio de. Prevenindo IRAS: a importância da higienização das mãos para técnicos de enfermagem. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Enfermagem) - Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi, Centro Paula Souza, Atibaia, 2024.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso discute a importância da higienização das mãos na prevenção de infecções hospitalares, abordando a eficácia dessa prática e sua relevância para a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde. Destaca-se a Portaria nº 2616/GM do Ministério da Saúde do Brasil como um marco regulatório que estabeleceu diretrizes para o controle de infecções hospitalares, incluindo a higienização das mãos como uma medida crucial. Além disso, são apresentadas figuras históricas relevantes para o desenvolvimento da conscientização sobre higiene hospitalar, como Florence Nightingale e Ignaz Phillip Semmelweis, que contribuíram significativamente para a promoção da higiene e a redução das taxas de infecções nos ambientes hospitalares. Detalha-se a técnica correta para a higienização das mãos, seguindo os passos recomendados pela ANVISA, enfatizando a importância da prática adequada para garantir sua eficácia na prevenção de infecções. O trabalho de conclusão de curso tem como objetivo conhecer a adesão dos auxiliares e técnicos em enfermagem a higienização das mãos para a prevenção das IRAS e o método utilizado foi a pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa, sendo participantes, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os resultados se destacaram na questão representada no gráfico 6 onde podemos observar que a maioria dos participantes da pesquisa demonstraram conhecimento sobre os momentos corretos para higienização das mãos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25795
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
e147_Enfermagem_2024_1_MoniqueDeLimaTeixeiraCampos_PrevenindoIRAS.pdf
  Restricted Access
429.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.