Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25749
Título: Franquias internacionais: um estudo de caso no mercado de fast food brasileiro
Título(s) alternativo(s): International franchises: a case study in the Brazilian fast food market
Autor(es): BARROS, Jacqueline Aparecida de
Orientador(es): NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva
Outro(s) contribuidor(es): CANTARELLI JUNIOR, João
GONZALES, Carlos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Franquia;Internacionalização de empresas;Alimentação
Data do documento: 6-Dez-2013
Editor: 105
Referência Bibliográfica: BARROS, Jacqueline Aparecida de. Franquias internacionais: um estudo de caso no mercado de fast food brasileiro, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2013.
Resumo: Nos últimos anos observamos muitas empresas nacionais expandindo suas atividades para outros mercados, revelando uma nova tendência. Dentre as diversas formas de globalização, este trabalho procurou apresentar a franquia como uma estratégia para expansão de negócios e suas principais características, com o objetivo de buscar e analisar os fatores que impulsionam redes estrangeiras de alimentação a se estabelecerem em nosso país, bem como os métodos escolhidos para expansão internacional e os desafios encontrados. O estudo apontou também grandes mudanças na cultura alimentar doméstica, em que novos hábitos foram criados atrelados aos costumes internacionais, a presença da mulher no mercado de trabalho e a escassez do tempo e do lazer em suas vidas. A metodologia contou com uma revisão literária e estudo de caso exploratório e descritivo de uma rede de fast food no Brasil, revelando que os atrativos existentes em nosso país superam as dificuldades de internacionalização e a adaptação cultural, contribuindo e beneficiando também as redes nacionais. Aliada a eficientes estratégias de gestão, os resultados indicam que para entrar em território brasileiro existem fatores importantes a serem considerados e estrategicamente adaptados, tanto nos costumes como nas condições locais. Desse modo, é possível permanecer no mercado, atrair o gosto do consumidor brasileiro e fortalecer a economia.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25749
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JACQUELINE APARECIDA DE BARROS.pdf857.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.