Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25727
Título: O papel das políticas públicas no comércio exterior das micro e pequenas empresas
Título(s) alternativo(s): The role of public policies in the foreign trade of micro and small companies
Autor(es): DELATORRE, Letícia Rocha
Orientador(es): LEANDRO, Cláudio Roberto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Políticas públicas;Microempresas;Pequenas e médias empresas
Data do documento: Jun-2010
Editor: 105
Referência Bibliográfica: DELATORRE, Letícia Rocha. O papel das políticas públicas no comércio exterior das micro e pequenas empresas, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial com ênfase em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.
Resumo: O objetivo geral do trabalho foi analisar como as políticas públicas estimulam o desenvolvimento do comércio exterior das micro e pequenas empresas (MPE’s) e de que forma elas se alinham à estratégia empresarial. Uma vez que essas empresas possuem grande importância na economia brasileira, e diferentemente de outros países, ainda possui uma baixa participação nas exportações nacionais. Partimos da hipótese de que as políticas públicas estimulam as exportações das MPE’s se facilitarem o acesso às fontes de conhecimento mercadológico e tecnológico bem como fontes de financiamento. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica e na realização de um estudo de caso com três pequenas empresas da cidade de Itu. O estudo inicia-se com uma definição e caracterização das MPE’s brasileiras e apresenta a importância do comércio exterior para as mesmas, além de destacar sua participação nas exportações brasileiras e as barreiras e oportunidades que encontram nesse mercado. Em seguida, o estudo trata das políticas públicas, as políticas industriais brasileiras, e a estrutura do comércio exterior brasileiro, destacando os principais órgãos e programas que auxiliam as políticas públicas. Por fim, com o estudo de caso das empresas, identificamos, que apesar de as políticas públicas existirem e buscarem estimular o comércio exterior nas MPE’s, há uma falha de comunicação entre o poder público e empresariado. Assim, as MPE’s possuem pouco conhecimento sobre a existência e funções das políticas públicas, deixando muitas vezes de utilizá-las por desconhecê-las.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25727
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia Rocha Delatorre.pdf
  Restricted Access
636.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.