Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25625
Title: Análise sobre o comportamento de compra do consumidor no mercado de telefonia móvel
Other Titles: Analysis of consumer purchasing behavior in the mobile phone market
Authors: JANUÁRIO, Paloma Cristina
Advisor: PANZETTI, Virgílio Itaiuti
Other contributor: POMPEU, Talita Escudero Sander
CLAUSS, Sérgio Donisete
type of document: Monografia
Keywords: Comportamento do consumidor;Tecnologia;Mercados;Telefonia móvel
Issue Date: 25-Nov-2014
Publisher: 105
Citation: JANUÁRIO, Paloma Cristina. Análise sobre o comportamento de compra do consumidor no mercado de telefonia móvel, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2014.
Abstract: O comportamento do consumidor é uma área muito complexa de ser entendida, para compreender o processo de escolha e aquisições em um mercado onde a oferta de produtos é elevada, faz-se necessário analisar os fatores determinantes da motivação humana a escolher determinado produto ou serviço. Com base nisto, o presente trabalho teve como objetivo analisar o comportamento do consumidor no mercado de telefonia móvel. Para se chegar ao objetivo do trabalho teve-se que aplicar um questionário com perguntas voltadas sobre o assunto de natureza quantitativa. O público que respondeu os questionários foram os alunos dos cursos de Redes de Computadores e Analise e Desenvolvimento de Sistema. O motivo da escolha de se realizar a pesquisa com estas turmas foi que os cursos que os pesquisados são matriculados não tem disciplinas ligadas diretamente com a área de marketing e propaganda, e eles possuem uma alta ligação com as áreas de informática e tecnologia. Após a análise podemos verificar claramente que os participantes da pesquisa são ligados em tecnologia e lançamentos tecnológicos, e estes possuem um fluxo de troca de aparelhos inferior a dois anos. Enfim, os resultados obtidos através desta pesquisa proporcionaram um maior conhecimento do mercado de telefonia móvel, possibilitando um maior entendimento desta área. O estudo do comportamento do consumidor e sua compreensão é algo realmente complexo, só que apesar das dificuldades, as empresas têm a necessidade de realizar este trabalho para entender consumidor e oferecer-lhe produtos que despertem seu desejo de compra.
Consumer behavior is a very complex area to be understood, to understand the process of choosing and purchasing in a market where the supply of products is high, it is necessary to analyze the determinants of human motivation to choose a particular product or service. Based on this, the present study aimed to analyze consumer behavior in the mobile market. To reach the goal of the work was up to apply a questionnaire that focused on the subject of a quantitative nature. The audience responded to the questionnaires were the students of Computer Networks and analysis and system development, the reason for the choice of conducting research with these groups was that the courses that respondents are enrolled subjects have not linked directly with the area of marketing and advertising, and they have a high connection with the areas of computer science and technology. And after analysis we can clearly see that the research participants are connected to technology and technological firsts, and these have a flow of exchange of instruments of less than two years. Finally, the results from this study provided a better understanding of the mobile market, enabling a greater understanding of this area. The study of consumer behavior and their understanding is something really complex, but that despite the difficulties, companies have the need for this work to understand consumers and to offer products that awaken their desire to purchase.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25625
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PALOMA CRISTINA JANUÁRIO.pdf
  Restricted Access
2.3 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.