Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25501
Título: | Manutenção no sistema didático ao processo de manufatura De Lorenzo |
Autor(es): | AQUINO, Gabriel Alexandre Mattos NASCIMENTO, Gleidson Muniz do OLIVEIRA, Leandro Aparecido Santos de ALVEZ, Leonardo da Silva Máximo SILVA, Lucas Gabriel dos Santos ALMEIDA, Mateus Santos |
Orientador(es): | SILVA, Janaina Cristina da |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Mecatrônica;Manutenção corretiva;Manutenção preventiva;Manufatura |
Data do documento: | 17-Jun-2024 |
Editor: | 014 |
Referência Bibliográfica: | AQUINO, Gabriel Alexandre Mattos; NASCIMENTO, Gleidson Muniz do; OLIVEIRA, Leandro Aparecido Santos de; ALVEZ, Leonardo da Silva Máximo; SILVA, Lucas Gabriel dos Santos; ALMEIDA, Mateus Santos. Manutenção no sistema didático ao processo de manufatura De Lorenzo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Mecatrônica) – Etec Júlio de Mesquita, Santo André, 2024. |
Resumo: | O projeto de restauração e manutenção do sistema didático de manufatura da De
Lorenzo, adquirido pelo Centro Paula Souza por meio do projeto VITAE, foi concebido
para aprimorar o conhecimento prático dos alunos em um ambiente similar ao da indústria.
Inicialmente, o sistema mostrou-se benéfico, mas após falhas, sua utilização foi interrompida.
Este projeto aplicou princípios de manutenção corretiva e preventiva para restaurar o sistema.
A manutenção corretiva focou na reparação de falhas imediatas, enquanto a preventiva
buscou evitar futuras interrupções. Através de técnicas de monitoramento e diagnóstico, e
com a elaboração de fluxogramas, o projeto garantiu a operacionalidade e eficiência do
sistema, preparando os alunos para o ambiente industrial. A restauração proporcionou um
aprendizado significativo sobre manutenção, transformando o sistema em uma ferramenta
educativa eficaz. ABSTRACT The restoration and maintenance project of the De Lorenzo manufacturing didactic system, acquired by Centro Paula Souza through the VITAE project, aimed to enhance students’ practical knowledge in an industry-like environment. Initially, the system was beneficial, but after failures, its use was discontinued. This project applied corrective and preventive maintenance principles to restore the system. Corrective maintenance focused on immediate fault repair, while preventive maintenance aimed to avoid future interruptions. Through monitoring and diagnostic techniques, and with the development of flowcharts, the project ensured the system’s operability and efficiency, preparing students for the industrial environment. The restoration provided significant learning about maintenance, transforming the system into an effective educational tool. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25501 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Finalizado 2.0.pdf | 4.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.