Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25501
Título: Manutenção no sistema didático ao processo de manufatura De Lorenzo
Autor(es): AQUINO, Gabriel Alexandre Mattos
NASCIMENTO, Gleidson Muniz do
OLIVEIRA, Leandro Aparecido Santos de
ALVEZ, Leonardo da Silva Máximo
SILVA, Lucas Gabriel dos Santos
ALMEIDA, Mateus Santos
Orientador(es): SILVA, Janaina Cristina da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Mecatrônica;Manutenção corretiva;Manutenção preventiva;Manufatura
Data do documento: 17-Jun-2024
Editor: 014
Referência Bibliográfica: AQUINO, Gabriel Alexandre Mattos; NASCIMENTO, Gleidson Muniz do; OLIVEIRA, Leandro Aparecido Santos de; ALVEZ, Leonardo da Silva Máximo; SILVA, Lucas Gabriel dos Santos; ALMEIDA, Mateus Santos. Manutenção no sistema didático ao processo de manufatura De Lorenzo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Mecatrônica) – Etec Júlio de Mesquita, Santo André, 2024.
Resumo: O projeto de restauração e manutenção do sistema didático de manufatura da De Lorenzo, adquirido pelo Centro Paula Souza por meio do projeto VITAE, foi concebido para aprimorar o conhecimento prático dos alunos em um ambiente similar ao da indústria. Inicialmente, o sistema mostrou-se benéfico, mas após falhas, sua utilização foi interrompida. Este projeto aplicou princípios de manutenção corretiva e preventiva para restaurar o sistema. A manutenção corretiva focou na reparação de falhas imediatas, enquanto a preventiva buscou evitar futuras interrupções. Através de técnicas de monitoramento e diagnóstico, e com a elaboração de fluxogramas, o projeto garantiu a operacionalidade e eficiência do sistema, preparando os alunos para o ambiente industrial. A restauração proporcionou um aprendizado significativo sobre manutenção, transformando o sistema em uma ferramenta educativa eficaz.
ABSTRACT The restoration and maintenance project of the De Lorenzo manufacturing didactic system, acquired by Centro Paula Souza through the VITAE project, aimed to enhance students’ practical knowledge in an industry-like environment. Initially, the system was beneficial, but after failures, its use was discontinued. This project applied corrective and preventive maintenance principles to restore the system. Corrective maintenance focused on immediate fault repair, while preventive maintenance aimed to avoid future interruptions. Through monitoring and diagnostic techniques, and with the development of flowcharts, the project ensured the system’s operability and efficiency, preparing students for the industrial environment. The restoration provided significant learning about maintenance, transforming the system into an effective educational tool.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25501
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Finalizado 2.0.pdf4.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.