Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25417
Título: Erros de medicações: medidas de prevenção e orientações
Autor(es): ROCHA, Gabrieli Gonçalves da
SOUZA, Lucas Henrique de
RAMOS, Michael Anderson dos Santos
SILVA, Shirley Aparecida Barbosa da
Orientador(es): TEIXEIRA, Bruna Perassoli
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Enfermagem;Segurança do paciente
Data do documento: 2024
Editor: 123
Referência Bibliográfica: ROCHA, Gabrieli Gonçalves da; SOUZA, Lucas Henrique de; RAMOS, Michael Anderson dos Santos; SILVA, Shirley Aparecida Barbosa da. Erros de medicações: medidas de prevenção e orientações, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) – Etec Doutor Renato Cordeiro, Birigui, 2024
Resumo: O presente estudo, intitulado "Erros de Medicação: Medidas de Prevenção e Orientações", tem como objetivo principal analisar os fatores que influenciam os erros de medicação pela equipe de enfermagem nas instituições de saúde. A pesquisa foi realizada em um hospital de médio porte do noroeste paulista, através da aplicação de questionários para 63 profissionais da enfermagem. Os resultados da pesquisa revelam que os erros de medicação são um problema preocupante no ambiente hospitalar, com 35% dos profissionais relatando ter cometido algum erro em algum momento da carreira. Os tipos de erros mais frequentes são: erro de prescrição (28%), erro na dispensação (23%), erro na administração (30%) e erro de omissão (19%). As principais causas apontadas para os erros de medicação são: falta de comunicação (14%), fatores humanos (18%), falhas no sistema de medicação (9%) e todos os fatores citados (45%)
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25417
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.