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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25338
Título: | Visão inicial do impacto da gestão de competências na profissionalização de menores aprendizes da cidade de Indaiatuba no ano de 2018 |
Título(s) alternativo(s): | Initial view of the impact of skills management on the professionalization of minor apprentices in the city of Indaiatuba in 2018 |
Autor(es): | SILVA, Fernanda Amaro da |
Orientador(es): | CAMPOS, Alex Silveira de |
Outro(s) contribuidor(es): | NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva CORREA, Tatiane Laís |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Mercado de trabalho;Aprendizagem organizacional |
Data do documento: | 11-Jun-2019 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Fernanda Amaro da. Visão inicial do impacto da gestão de competências na profissionalização de menores aprendizes da cidade de Indaiatuba no ano de 2018, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019 |
Resumo: | Diante da crise econômica e política que assolou o país nos últimos anos, conseguir emprego tem sido uma tarefa difícil. Houve um aumento de concorrência para as vagas de trabalho, impondo o desenvolvimento de habilidades e diferenciais que torne o perfil profissional mais atrativo para as empresas. Com tantos concorrentes qualificados à disposição no mercado, as corporações começaram a ficar mais criteriosas na escolha de novos colaboradores. Essa situação reflete diretamente na vida profissional de aprendizes que, embora não tenham experiência prévia, precisam demonstrar que estão preparados para lidar com essa nova dinâmica organizacional, além de absorver o máximo de experiência possível no ambiente empresarial para conseguirem se recolocar no mercado após o término do estágio de aprendizagem. Dentre desse contexto, verifica-se o quão importante e decisiva é a gestão de competências para esses adolescentes enquanto estão desenvolvendo suas atividades dentro da empresa. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo geral determinar o impacto da gestão de competências na profissionalização de jovens aprendizes, pretendendo especificamente identificar quais as habilidades essenciais ao exercício de atividades profissionais a serem trabalhadas no jovem aprendiz e analisar como o conhecimento deve ser direcionado para desenvolver essas habilidades profissionais. A fim de embasar as questões aqui tratadas, foi utilizado como metodologia revisão bibliográfica e duas pesquisas de campo, uma realizada em instituição educacional sem fins lucrativos que dá ensejo ao programa de jovem aprendiz e outra coletada por meio da colaboração de funcionários de várias empresas que trabalham e dão suporte ao jovem aprendiz. In face of the economic and political crisis that has taken the country in recent years, getting jobs has been a difficult task. There was an increase in competition, imposing the necessity of development of skills which makes the professional profile of people that look for a job more attractive for companies. With so many skilled competitors available in the market, corporations began to become more judicious in choosing new collaborators. This situation reflects directly on the professional life of apprentices who, although not having previous experience, need to demonstrate that they are prepared to deal with this new organizational dynamic, besides absorbing as much experience as possible in Business environment in order to be able to reattach themselves to the market after the end of the learning stage. AmONG this, it is verified how important and decisive is the management of competencies for these adolescents during their developing activities inside the company. In face of that, the present work has as general objective to determine the impact of competency management on the professionalization of young learners, specifically intending to identify which skills are essential to be worked in the young apprentice program and also, to analyze how knowledge should be directed to develop these professional skills. In order to support the issues addressed here, it was used as a bibliographic review methodology and two field surveys, one held in a nonprofit educational institution that gives rise to the program of Young apprentice and another collected by means of Collaboration of employees from various companies that work and support the young apprentice. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25338 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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