Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25326
Título: As influências das políticas econômicas no comércio exterior brasileiro
Título(s) alternativo(s): The influences of economic policies on Brazilian foreign trade
Autor(es): BASTOS, Marina Pisarro
Orientador(es): SARTORI, Elisiane
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Governo;Economia
Data do documento: Mai-2011
Editor: 105
Referência Bibliográfica: BASTOS, Marina Pisarro. As influências das políticas econômicas no comércio exterior brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2011.
Resumo: Este trabalho monográfico traz uma revisão bibliográfica sobre o conceito de comércio exterior, levando em consideração a globalização; explana a evolução do comércio exterior brasileiro desde seu início em meados de 1808 até os dias atuais, evidenciando a década de 1990, trazendo à tona as ações governamentais mais importantes realizadas na área, além de abranger o conceito de políticas econômicas adotadas. Busca-se abordar o comércio exterior brasileiro através de sua seqüência história para buscar compreender as influências das políticas econômicas nacionais dentro do comércio exterior brasileiro. As políticas econômicas têm como objetivo influir a economia do país como um todo, e versa no planejamento e implantação de um conjunto de ações e ferramentas econômicas por parte do governo, zelando pelos interesses e pelo bem-estar da sociedade em geral. A relação entre as empresas brasileiras participantes do comércio internacional e o governo é uma tendência que vêm se solidificando ao longo dos anos devido à importância do comércio exterior para a economia nacional. Essa nova formulação é necessária, pois faz com que as empresas exportadoras, em conjunto e com ações governamentais, consigam alcançar benefícios que não poderiam ser obtidos caso atuassem sozinhas. Tais como a ampliação dos mercados consumidores, o acesso a diferentes mercados fornecedores de matéria-prima e insumos, o conhecimento de diferentes tecnologias e o aumento da troca de mercadorias e dos fluxos monetários como, por exemplo, remessas de capital e lucros, colaboram para o crescimento e desenvolvimento econômico
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25326
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Pisarro Bastos.pdf
  Restricted Access
615.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.