Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25198
Title: Gestão de produtos controlados: um estudo sobre o pós-venda do vidro blindado automotivo
Other Titles: Management of controlled products: a study on the after-sales of automotive armored glass
Authors: TANDE, Leila Assami Soares
Advisor: POMPEU, Silma Carneiro
Other contributor: COSTA, Marcelo Carvalho
CANTARELLI JUNIOR, João
type of document: Monografia
Keywords: Logística reversa;Vidros automotivos;Indicadores de qualidade
Issue Date: 2-Dec-2015
Publisher: 105
Citation: TANDE, Leila Assami Soares. Gestão de produtos controlados: um estudo sobre o pós-venda do vidro blindado automotivo, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2015.
Abstract: A produção de vidros blindados para automóveis está diretamente ligada ao crescimento da violência e uso de armas de fogo no Brasil, e essa violência tem aumentado de tal forma que já é comparável a países que vivem em conflitos de guerra, sendo as armas de fogo o meio responsável pela quase totalidade dos casos de homicídios. Dentro desse contexto, fabricantes de vidro blindado para carros se preocupam com o controle da qualidade, mas também é importante desenvolver dentro das empresas fabricantes de vidro o tratamento e retorno do produto não conforme ou pós-consumo. Os objetivos desta monografia foram observar o gerenciamento do pós-venda do vidro blindado automotivo, desenvolver e aplicar métodos de controle para identificar as principais deficiências que geram a necessidade de reposições e elaborar sugestões para corrigir esses problemas, bem como buscar formas de garantir que um produto danificado, após ser substituído, retorne à fábrica para receber destinação adequada. Para alcançar os objetivos deste trabalho foi utilizado o método hipotético dedutivo, realizada pesquisa ação, pesquisa bibliográfica e interdisciplinar. Como resultado deste trabalho foi possível implantar dentro da empresa em estudo um controle completo e detalhado das reclamações e gerar informações para a elaboração de indicadores da qualidade. Finalizando, os resultados evidenciaram os problemas nos quais devem ser concentrados os esforços para melhoria.
The production of armored glass for cars is directly linked to the growth of violence and use of firearms. In Brazil, violence has increased in a way that it is already comparable to countries living in war conflicts, being firearms the means responsible for almost all cases of homicide. In this context, armored glass manufacturers for cars are concerned not only with the product quality control, but also with treatment and return of the nonconforming product or post-consumer. The objectives of this thesis was to study the management of after-sales automotive armored glass, develop and implement control methods to identify the major deficiencies which generate the need for replacements and prepare suggestions to fix these problems and seek ways to ensure that a damaged product after being replaced, return to the factory to receive proper disposal. To achieve the objectives of this study we used the hypothetical deductive method, conducted action research, literature and interdisciplinary research. As result of this work it was possible to initiate within the company a complete control study and identification of detailed complaints and generate information for the preparation of quality indicators. Finally, the results showed problems in which efforts should be concentrated for improvement.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25198
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEILA ASSAMI SOARES TANDE.pdf
  Restricted Access
4.14 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.