Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25078
Título: Planejamento estratégico de marketing, um estudo de caso para abertura de uma nova empresa
Título(s) alternativo(s): Strategic marketing planning, a case study for opening a new company
Autor(es): MUNIZ, Patricia
Orientador(es): BATTISTI, Viviane Di
Outro(s) contribuidor(es): DIAS, Devancyr Souza
BICALHO, Simone Tiemi Taketa
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Planejamento estratégico;Marketing
Data do documento: 25-Jun-2013
Editor: 105
Referência Bibliográfica: MUNIZ, Patricia. Planejamento estratégico de marketing, um estudo de caso para abertura de uma nova empresa, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2013.
Resumo: Este trabalho de Graduação foi desenvolvido para estudar a abertura de uma MPE (micro e pequena empresa), da cidade de Campinas, sendo esta uma empresa de Engenharia e Paisagismo Agronômico – Folha & Raiz. Com este projeto, almejou-se discutir temas pertinentes ao negócio, como a importância do Planejamento para micros e pequenas empresas e como o planejamento pode colocá-la no mercado de maneira superior, visto que ela iniciará suas atividades no segundo semestre de 2013, para que se obtenham resultados financeiros de maneira a cumprir os objetivos do empreendedor. Para isso, foi feito um estudo dos principais títulos relativos ao tema, como definição de Planejamento, de Planejamento Estratégico (P.E), com autores como Hooley (2010), Kotler (2003, 2011,2012) e Porter (1989). Todas essas definições tiveram como objetivo deixar clara a importância do Planejamento, tanto para o retorno imediato, ou de curto prazo, que é o caso do Planejamento de Marketing, como o de longo prazo, que é o Planejamento de Estratégico. Por meio de uma consulta ao site do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constatou-se que o destino das empresas que negam o planejamento como fator de sobrevivência é a falência, que pode chegar a 29,1% das empresas somente nos dois primeiros anos, segundo as fontes, devido basicamente à falha, ou mesmo ausência, de um bom Planejamento. Logo, este trabalho tratou de um tema que é uma necessidade para essa empresa entrar e se estabelecer no mercado.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25078
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Muniz.pdf
  Restricted Access
740.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.