Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24823
Título: Relatório técnico-científico money tycoon - ferramenta de apoio educacional
Autor(es): PALMA, Caroline Marcondes Miguel
ATHAYDE, Leticia Godoy
ESTEVES, Welder Castilho
Orientador(es): PINTO, Claudemir Santos
Tipo documental: Relatório Técnico
Palavras-chave: Educação;Sistemas de redes
Data do documento: 13-Dez-2017
Editor: 106
Referência Bibliográfica: PALMA, Caroline Marcondes Miguel; ATHAYDE, Leticia Godoy; ESTEVES, Welder Castilho. Money Tycoon: Ferramenta de Apoio Educacional, 2017. Relatório Técnico-científico (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia Prof João Mod. Guaratinguetá, 2017.
Resumo: O cenário econômico do Brasil encontra-se em um momento de crise e os indivíduos estão cada vez mais endividados. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema capaz de apoiar pré-adolescentes no 7º ano do Ensino Fundamental II a terem noções financeiras e de administração de dinheiro, além de auxiliar no aprendizado das funções básicas de matemática. Tendo por finalidade desenvolver adultos conscientes financeiramente, ensinando os alunos a planejarem, tomarem decisões, consumirem de forma responsável e poupar. A interface simula um e-commerce onde os alunos podem realizar compras e pagá-las com os créditos adquiridos. Estes créditos são obtidos por meio de realização de tarefas no ambiente escolar. Para tornar mais próxima da realidade os alunos irão receber um cartão físico com leitura RFID. Para utilização do mesmo foi desenvolvido um dispositivo a partir do microcontrolador Arduino, que simula a ação de pagamento com um cartão de crédito. Foram realizadas pesquisas bibliográficas de caráter exploratório e pesquisa de campo por meio de formulário eletrônico. Durante o decorrer do processo de desenvolvimento foram consultados professores das áreas que abrangem o projeto a fim de delimitar os passos a serem seguidos para o andamento e conclusão do sistema. O processo de desenvolvimento do software contou com as seguintes etapas: levantamento de regras de negócios e requisitos, modelagem do sistema e do banco de dados, prototipação, desenvolvimento front-end, back-end e Arduíno. Até o presente momento foram implementadas todas as funcionalidades conforme o planejamento para o período.Brazil's economic scenario is at a time of crisis and individuals are increasingly indebted. The objective of the project is to develop a system capable of supporting pre-teens in the 7th year of Elementary School II to have financial and money management concepts, as well as assisting in learning basic math functions. Its purpose is to develop financially aware adults by teaching students how to plan, make decisions, consume responsibly and save money. The interface simulates an e-commerce where students can make purchases and pay them with the credits acquired. These credits are obtained by performing tasks in the school environment. To get closer to reality students will receive a physical card with RFID reading. In order to use it, a device was developed from the Arduino microcontroller, which simulates the payment action with a credit card. Bibliographical researches of exploratory nature and field research were done through an electronic form. During the course of the development process, teachers from the areas covering the project were consulted in order to delimit the steps to be followed for the progress and completion of the system. The software development process included the following steps: business rule and requirements survey, system and database modeling, prototyping, front-end, back-end and Arduino development. To date, all functionalities have been implemented as planned.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24823
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.