Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24763
Título: Análise da viabilidade da exportação para o setor de autopeças
Título(s) alternativo(s): Analysis of export viability for the auto parts sector
Autor(es): D’ ANDREA, Maria Angela
Orientador(es): BARRELLA, Wagner Däumichen
Outro(s) contribuidor(es): LIMA, Vilma Maria de
VALLIM, Fernanda Teresa Faccioni
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Autopeças;Comércio exterior
Data do documento: 5-Jun-2014
Editor: 105
Referência Bibliográfica: D’ANDREA, Maria Angela. Análise da viabilidade da exportação para o setor de autopeças, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2014.
Resumo: O setor automotivo destaca-se por sua importância na estrutura industrial do Brasil, sendo um dos setores que apresentou maior crescimento no comércio entre países. Relevante para a economia, contribui de forma expressiva para o saldo da balança comercial. É a partir desta informação que este trabalho tem como objetivo principal apresentar o procedimento de exportação como ferramenta de auxilio para as empresas que desejarem iniciar suas vendas ao exterior, indicando alternativas logísticas que serão uteis no decorrer do processo e analisando a viabilidade da exportação conforme a necessidade apontada pelo cliente. Na metodologia foram aplicadas pesquisas bibliográficas cujo foco foi conceituar e definir exportação, trazendo informações importantes para a realização deste trabalho. Também foi feito um estudo de caso em que foram levantados os dados de três diferentes situações para análises do custo benefício. Os estudos apontaram o tamanho das perdas que a falta de informações do procedimento pode trazer a empresa, bem como se a escolha do modal pode inviabilizar a exportação pelo seu transit time e custo. De acordo com os resultados, o exportador deve atentar-se às soluções pré-definidas em caso de atrasos logísticos ou de produção, pois podem ser eficientes em termos de atendimento ao cliente, porém inviáveis em termos de custos. Para finalizar, os resultados da analise indicam a alternativa mais viável para a empresa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24763
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Angela D’Andrea.pdf
  Restricted Access
6.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.