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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24689
Title: | Desenvolvimento de um motor de jogo 2D para jogos com perspectiva isométrica utilizando os padrões web |
Other Titles: | Development of a 2D game engine for games with an isometric perspective using web standards |
Authors: | MINOSSO, Luiz Carlos |
Advisor: | ROQUE, Wellington |
Other contributor: | ARANTES, Janaine Cristiane de Souza GONÇALVES, Jones Artur |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Jogos eletrônicos;Linguagem de programação;Análise de dados |
Issue Date: | 9-Dec-2017 |
Publisher: | 105 |
Citation: | MINOSSO, Luiz Carlos. Desenvolvimento de um motor de jogo 2D para jogos com perspectiva isométrica utilizando os padrões web, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2017. |
Abstract: | O mercado de jogos eletrônicos tem crescido a cada ano de forma significativa, hoje o seu faturamento supera até o da bilionária indústria cinematográfica. Os jogos eletrônicos, também são importantes agentes culturais, sendo utilizados para treinamentos, educação, tratamento de doenças (fobias), entre outros. O HTML5 é uma plataforma completa e aberta, que permite criar qualquer aplicação sem a necessidade de depender de qualquer plugin. No entanto, devido à complexidade do JavaScript, a criação de jogos para navegador exige um grande investimento de tempo, dessa forma, surgi a necessidade de construir ferramentas que possam auxiliar no processo de criação e desenvolvimento de jogos Web. Este trabalho tem como objetivo, desenvolver um motor de jogo (game engine) para o desenvolvimento de jogos eletrônicos 2D com perspectiva isométrica utilizando os padrões web - HTML5, CSS3 e JavaScript. Para alcançar estes objetivos, foram utilizados como base a análise de dois motores de jogos para o desenvolvimento de jogos web já consolidados no mercado, enchant.js e ImpactJS, dos quais puderam ser observados requisitos comuns de funcionalidade. Com o motor de jogo desenvolvido neste projeto, foi possível desenvolver um jogo com a maioria dos elementos básicos necessários, tais como animação, criação de mapas, detecção de colisão, controle de personagens e emissão de efeitos sonoros. Assim, a partir da análise dos dados, foi possível apresentar o desenvolvimento de um motor de jogo que possa contribuir positivamente para a codificação de jogos eletrônicos, proporcionando uma ferramenta que agilize o processo de desenvolvimento. The video game market has grown significantly each year, now its sales surpasses even that of the billionaire film industry. Electronic games are also important cultural agents, being used for training, education, diseases of origin (phobias), among others. HTML5 is a complete and open platform that allows you to create any application without having to depend on any puglin. However, due to the complexity of JavaScript, the creation of games for the browser requires a lot of investments, so ensure the need to create tools that start the process of creating and developing the Web. This work aims to develop a game engine for the development of 2D electronic games with isometric perspective using web standards - HTML5, CSS3 and JavaScript. In order to reach these objectives, the analysis of two game engines for the development of web games already consolidated in the market, enchant.js and ImpactJS, from which common requirements of functionality could be observed were used as base. With the game engine developed in this project, it was possible to develop a game with most of the basic elements needed, such as animation, mapping, collision detection, character control and sound effects. Thus, from the analysis of the data, it was possible to present the development of a game engine that can contribute positively to the coding of electronic games, providing a tool that speeds up the development process. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24689 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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