Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24671
Title: Auxiliar de docente nas faculdades de tecnologia do estado de São Paulo: um estudo sobre sua inserção e atuação profissional
Authors: ARAGÃO, Paulo Maciel da Silva
Advisor: CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado
Other contributor: TEIXEIRA, Rosiley Aparecida
FRATE, Flávia
type of document: Dissertação
Keywords: Educação;Instituições de ensino
Issue Date: 30-Apr-2024
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: ARAGÃO, Paulo Maciel da Silva. Auxiliar de docente nas faculdades de tecnologia do estado de São Paulo: um estudo sobre sua inserção e atuação profissional. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2024.
Abstract: Nas últimas décadas, na medida que a oferta de educação pública foi sendo ampliada no Brasil, o interesse pelos professores assistentes ou auxiliares de docente [AD] também foi escalado, em um movimento semelhante ao verificado noutros contextos. No caso nacional, o auxiliar de docente – também chamado de auxiliar de instrução, auxiliar docente, professor auxiliar ou assistente, auxiliar de ensino, de classe ou preceptor – tem sua atuação ligada ao ensino infantil e fundamental; aos diferentes eixos e modalidades do ensino técnico; e ao ensino superior nos cursos tecnológicos, licenciaturas e bacharelados. O objetivo da investigação foi analisar o cenário atual de inserção e atuação profissional de Auxiliares de Docentes nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo - Fatecs, ao explorar aspectos relacionados à admissão, trajetória institucional e atuação no âmbito das Fatecs no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS. Primeiramente, foi desenvolvida como uma pesquisa documental baseada em fontes abertas e, mais especificamente, nos documentos e regulações institucionais, buscando resgatar e consolidar aspectos históricos e legais, além de avaliar se houve mudanças significativas nos últimos anos. Em um segundo momento, os dados foram coletados por meio de uma survey eletrônica entre 46 auxiliares de docente em atuação nas Fatecs no Estado, no ano de 2023. Os resultados permitiram analisar o cenário atual de inserção e atuação profissional dos Auxiliares de Docentes nas Faculdades de Tecnologia, caracterizar a função, enquanto parte integrante do modelo institucional das Fatecs na EPT paulista e subsidiar a administração escolar e a formulação ou reformulação de políticas públicas pertinentes à inserção e atuação dos auxiliares. A filiação da investigação é vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do CEETEPS, na linha de pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’, dentro do projeto “Atores da Educação Profissional e Tecnológica”.
In recent years, as the provision of public education has expanded in Brazil, interest in teaching assistants or adjunct instructors has also increased, in a movement to that observed in other contexts. In the national case, the teaching assistant - also referred to as instructional assistant, teaching assistant, adjunct professor or instructor, teaching assistant, classroom assistant, or preceptor - is involved in early childhood and primary education; in various axes and modalities of vocational education; and in higher education and bachelor's degrees. The goals of the research was to analyze the current scenario of insertion and professional performance of Teaching Assistants in the Higher Technology Colleges of the State of São Paulo - Fatecs, by exploring aspects related to admission, institutional trajectory, and performance within the Fatecs at the State Center for Technological Education Paula Souza - CEETEPS. Initially, it developed as a documentary research based on open sources and, more specifically, on institutional documents and regulations, aiming to rescue and consolidate historical and legal aspects, as well as to evaluate if there were significant changes in recent years. Secondly, data were collected through an electronic survey among 46 teaching assistants working in Fatecs in the State in the year 2023. The results allowed analyzing the current scenario of insertion and professional performance of Teaching Assistants, characterizing the role of Teaching Assistant as an integral part of the institutional model of Fatecs in the São Paulo State Technical Education System and providing support to school administration and the formulation or reformulation of public policies relevant to the insertion and performance. The research is affiliated with the Professional Master's Degree Program in Management and Development of Vocational Education and Training at CEETEPS, in the research line 'Policies, Management, and Evaluation', within the project "Actors of Vocational Education".
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24671
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Auxiliardedocentenasfculdadesdetecnologia_PauloMacieldaSilvaAragao_2024.pdf955.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.