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Título: Os benefícios dos sistemas crm para a otimização de processos comerciais e o relacionamento com clientes
Título(s) alternativo(s): The benefits of crm systems for the optimization of commercial processes and the relationship with customers
Autor(es): FREIRE, Graziele Martelli
OLIVEIRA, Jaine da Silva
Orientador(es): DEL VECHIO, Gustavo Henrique
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Marketing;Gestão por processos;Marcas
Data do documento: 2021
Editor: 288
Referência Bibliográfica: FREIRE, Graziele Martelli, Os benefícios dos sistemas crm para a otimização de processos comerciais e o relacionamento com clientes, 2021. 14 p. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2021
Resumo: Para uma marca comercial crescer e se destacar, muito mais do que oferecer bons produtos e serviços, precisa se conectar e manter uma ótima relação com seus públicos de interesse. Diante disso, este estudo procura avaliar como o investimento em tecnologia, mais especificamente em sistemas de gestão de relacionamento com clientes (CRM) pode ser muito benéfico para as empresas gerirem seus processos comerciais e manterem um relacionamento mais próximo e duradouro com seus clientes, parceiros e colaboradores. No intuito de avaliar na prática os conceitos teóricos, o trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa em que profissionais de duas empresas prestadoras de serviço de Araraquara-SP, sendo a primeira dispondo de um CRM e a segunda não, são questionados quanto a seu fluxo de trabalho e as vantagens em relação ao uso de recursos tecnológicos. Aliando-se teoria à prática, o que se observa a partir deste estudo é que o investimento em um CRM pode ser altamente vantajoso para potencializar o controle de processos, o acesso a dados, a gestão de clientes e até apoiar a tomada de decisões e a elaboração de novas estratégias de mercado para o crescimento empresarial.
For a commercial brand to grow and stand out, much more than offering good products and services, it needs to connect and maintain a great relationship with its stakeholders. Therefore, this study seeks to assess how investment in technology, more specifically in customer relationship management systems (CRM) can be very beneficial for companies to manage their business processes and maintain a closer and lasting relationship with their customers, partners and collaborators. In order to evaluate the theoretical concepts in practice, the work presents a qualitative research in which professionals from two service providers in Araraquara-SP, the first having a CRM and the second not, are asked about their work flow. and the advantages in relation to the use of technological resources. Combining theory with practice, what can be observed from this study is that investing in a CRM can be highly advantageous to enhance process control, data access, customer management and even support decision-making and the elaboration of new market strategies for business growth.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24669
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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