Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24573
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Osmar Alves-
dc.contributor.authorPINTO, Luiza Helena-
dc.contributor.otherCAMPOS, João Manoel de-
dc.contributor.otherHUERTAS, Carolina Monteiro-
dc.date.accessioned2024-10-02T13:21:03Z-
dc.date.available2024-10-02T13:21:03Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.citationPINTO, Luiza Helena. Marketing de relacionamento: análise das ações e eficiências em uma academia esportiva, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24573-
dc.description.abstractEm decorrência do crescimento do mercado fitness brasileiro, traz-se um aumento do número de adeptos à atividade física, assim como uma expressiva competividade entre novos empreendedores e as empresas já estabelecidas desse nicho de mercado. O presente trabalho discute como o marketing de relacionamento, considerado uma filosofia empresarial que prevê a construção e a manutenção da relação entre empresa e cliente, pode ser utilizado pela Academia Fitwork como ferramenta para o aumento do número de retenção de seus consumidores. Além disso, traz a seguinte questão “Como um bom planejamento de marketing poderá acarretar o aumento do número de vendas, e também a maior fidelização dos clientes junto a empresa?”. Os fundamentos desse estudo são as contribuições de pesquisa sobre a temática que, hoje, representa uma estratégia imprescindível para a competitividade das empresas em seu mercado. O objetivo desse estudo é analisar a importância das ferramentas de marketing de relacionamento, resultando na fidelização de seus consumidores e no aumento do número de vendas. O procedimento metodológico utilizado foi a análise bibliográfica e o estudo de caso, além da pesquisa feita com os clientes por meio de aplicação de um questionário e por documentos fornecidos pela empresa estudada. A análise dos dados nos permitiu verificar que o marketing de relacionamento é uma ferramenta de grande utilidade para a aproximação da empresa para com seus clientes e clientes em potenciais, buscando a sua satisfação, oferecendo um alto valor agregado ao produto e serviços prestados, assim satisfazendo diretamente as necessidades e desejos dos seus consumidores. Conclui-se que o marketing de relacionamento possui grande importância em relação a criação de estratégias empresariais para obter uma relação com maior duração entre a empresa e seu cliente. E que através dessas estratégias a empresa pode criar relações mais duradouras entre empresa e clientes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMarketing de relacionamento: análise das ações e eficiências em uma academia esportivapt_BR
dc.title.alternativeRelationship marketing: analysis of actions and efficiencies in a sports academypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIZA HELENA PINTO.pdf
  Restricted Access
1.75 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.