Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24571
Title: Plano de negócios da empresa montain
Authors: ARAÚJO, Alexandre de
SANTOS, Eduardo Vinícius Gonçalves dos
ROCHA, Larissa Ribeiro
SENNE, Vitor Garcez
OLIVEIRA, Walace Guilherme Costa
Advisor: SANTOS, Doroteia Soares dos
type of document: Relatório Técnico
Keywords: Bicicletas;Esportes
Issue Date: 3-Jul-2018
Publisher: 106
Citation: ARAÚJO, Alexandre de; SANTOS, Eduardo Vinícius Gonçalves dos; ROCHA, Larissa Ribeiro; SENNE, Vitor Garcez; OLIVEIRA, Walace Guilherme Costa. Plano de Negócios – Empresa Mountain, 2018. Relatório Técnico-científico (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia Prof João Mod. Guaratinguetá, 2018.
Abstract: Este projeto apresenta a elaboração de um plano de negócios para a empresa Mountain, pertencente ao segmento de fabricação de bicicletas. Inicialmente, uma análise de mercado fundamenta a estratégia da empresa em concentrar seu portfólio em bicicletas esportivas, visto que essa é a modalidade que apresenta a curva mais acentuada quando o assunto é crescimento de vendas. O estudo contempla a elaboração do processo e layout fundamentados na redução dos desperdícios de tempo e movimentação, inspirados nos conceitos criados pela Toyota. A Cadeia de Suprimentos do setor é complexa em função de dois fatores: o grande número de componentes que são necessários para a montagem do produto e a localização dos principais fabricantes de peças com alto valor agregado, que estão espalhados por todo o globo. Deste modo, a empresa opta por adquirir as matérias-primas de distribuidores autorizados, e a gestão do processo é feita por e-procurement, na qual a comunicação entre os elos da cadeia ganha agilidade e precisão no fluxo de informações, tendo em vista que os fornecedores têm acesso aos níveis de estoque da montadora em tempo real, por meio da ferramenta VMI (Vendor Managed Inventory), e realizam as reposições necessárias de forma mais rápida. Na busca por maior participação de mercado, a Mountain investe em mobilidade urbana para estimular o uso da bicicleta, e no quesito inovação lança uma plataforma de vendas on-line em que o cliente pode customizar sua bike, além de conceber em parceria com a Michelin um dispositivo voltado para a segurança do ciclista, o Bikesphere, que será importado da França.This project presents the elaboration of a business plan for the company Mountain, belonging to the bicycle manufacturing segment. Initially, a market analysis bases the company's strategy on concentrating its portfolio on sports bicycles, since this is the mode that presents the most enhanced curve when it comes to sales growth. The study contemplates the elaboration of the process and layout based on the reduction of wastes of time and movement, inspired by the concepts created by Toyota. The industry supply chain is complex due to two factors: the large number of components that are required to assemble the product and the location of the major manufacturers of high value-added parts that are scattered across the globe. In this way, the company chooses to acquire the raw materials from authorized distributors, and the management of the process is done through e-procurement, in which the communication between the links of the chain gained agility and precision in the information flow, considering that suppliers have access to real-time inventory levels of the bike maker through the VMI (Vendor Managed Inventor) tool and make the necessary replenishments faster. In the search for a bigger market share, Mountain invests in urban mobility to stimulate the use of the bicycle, and in terms of innovation launches an online sales platform in which the customer can customize their bike, in addition to designing in partnership with Michelin a device aimed at the cyclist's safety, the Bikesphere, which will be imported from France.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24571
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
logistica_2018_1_alexandre_de_araujo_plano_de_negocios_da_empresa_montain.pdf
  Restricted Access
3.41 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.