Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24533
Título: O método 5S na gestão de estoque de uma empresa do setor público
Título(s) alternativo(s): The 5S method in stock management in a public sector company
Autor(es): PAES, Laryssa Hellen Malaquias do Prado
Orientador(es): COSTA, Marcelo Carvalho
Outro(s) contribuidor(es): BUCHERONI, Carlos Alberto
VOLPI, Eli Siméia Fonda da Silva
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Gestão de estoques;Logística (armazenagem);Logística (administração);Almoxarifado
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: 105
Referência Bibliográfica: PAES, Laryssa Hellen Malaquias do Prado. O método 5S na gestão de estoque de uma empresa do setor público, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Logística Aeroportuária) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2017.
Resumo: O movimento 5s originou-se no Japão nos anos 60 e é um programa de gestão de qualidade que se utiliza basicamente de uma metodologia simples e fácil de ser implantada, onde é priorizado principalmente, a organização, a limpeza permanente do local de trabalho, e o bem-estar dos empregados. É uma ferramenta essencial às empresas que buscam minimizar seus custos, reduzir seus desperdícios, e melhorar a utilização do espaço físico do ambiente coorporativo. O 5s é um método que atua transformando para melhor o comportamento das pessoas, visto que, conforme cada colaborador vai adquirindo aos poucos atitudes diferentes em seu local de trabalho, logo, a tendência é de que o ambiente também seja alterado e se torne mais organizado e harmonioso. Neste trabalho, será exposto o passo-a-passo de como foi feita durante dois meses a implantação do programa em uma empresa pública localizada em Campinas, assim como também, os seus principais resultados. O objetivo desta pesquisa é avaliar a funcionalidade do 5S e propor melhorias na organização do local. Para o desenvolvimento do trabalho, foi utilizada pesquisa exploratória, e para a coleta de dados, foi realizado um estudo de caso no almoxarifado da empresa, por meio de observação direta. Foram realizados questionários, e pesquisas de opiniões com a intenção de avaliar a satisfação dos envolvidos, e logo após a implantação do método, foram feitas auditorias para medir o grau de contentamento dos mesmos. Este estudo tem o intuito de apresentar uma proposta de melhoria na arrumação da empresa, e tornar os funcionários da mesma, mais motivados a desempenhar suas funções. Após os registros e análises de dados, foi proposto uma nova forma de identificação dos materiais, e foi sugerido também, investimentos em placas, e cartazes para incentivo dos colaboradores.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24533
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARYSSA HELLEN MALAQUIAS DO PRADO PAES.pdf
  Restricted Access
2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.