Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24525
Título: Estudo sobre a emissão de poluentes gerados na utilização de empilhadeiras à combustão em ambiente interno
Título(s) alternativo(s): Study on the emission of pollutants generated when using combustion forklifts indoors
Autor(es): MIRA, Jose Eduardo
Orientador(es): BICALHO, Simone Tiemi Taketa
Outro(s) contribuidor(es): TOSO JÚNIOR, Reinaldo
SIQUEIRA, Simone dos Santos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Distribuição logística;Legislação ambiental;Poluição atmosférica
Data do documento: 7-Dez-2017
Editor: 105
Referência Bibliográfica: MIRA, Jose Eduardo. Estudo sobre a emissão de poluentes gerados na utilização de empilhadeiras à combustão em ambiente interno, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Logística Aeroportuária) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2017.
Resumo: Com o passar do tempo e com o aumento considerável da poluição e redução dos recursos naturais oferecidos em nosso planeta, passou-se a ter uma maior preocupação com as consequências ambientais decorrentes das atividades de produção. A fim de mitigar tais consequências, nasce assim o conceito de Logística Verde, que tem como um dos enfoques apresentar e informar a todos os envolvidos nas cadeias de distribuição sobre o surgimento constante de novas tecnologias e normas ambientais que visam aprimorar métodos de preservação ambiental em nosso planeta. Os objetivos deste trabalho foram o de levantar e analisar os modelos de equipamentos de movimentação de empilhadeiras utilizados nos trabalhos internos de um Centro de Distribuição de Moto Peças, assim como fazer um levantamento sobre os impactos ambientais e a saúde dos colaboradores gerados pela operação desses equipamentos no dia a dia da empresa. Este trabalho realizou um estudo de caso em Centro de Distribuição de Moto Peças, onde alguns dos equipamentos de movimentação de materiais (empilhadeiras) têm como fonte de energia motores a combustão. Foi aplicado um questionário à 30 colaboradores afim de levantar sobre a percepção dos mesmo quanto à questão de saúde ocupacional. A empresa emite CO2 em níveis que se diluem no galpão, mas, no entanto, alguns colaboradores sentem o efeito da emissão que pode ser também devido a outros poluentes atmosféricos. Foi possível levantar medidas para mitigar ou até extinguir a maioria dos danos causados tanto ao meio ambiente quanto aos trabalhadores envolvidos que seja viável para a empresa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24525
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE EDUARDO MIRA.pdf
  Restricted Access
1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.