Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24509
Título: Marketing de relacionamento para uma escola de educação básica privada na cidade de Nova Odessa
Título(s) alternativo(s): Relationship marketing for a private basic education school in the city of Nova Odessa
Autor(es): FRARI, Jéssica Pamela
Orientador(es): SCOMPARIM, Valéria
Outro(s) contribuidor(es): MARQUES, José Luiz
MIRANDA, Raquel Gianolla
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing de relacionamento;Comunicação;Educação
Data do documento: 21-Jun-2016
Editor: 105
Referência Bibliográfica: FRARI, Jéssica Pamela. Marketing de relacionamento para uma escola de educação básica privada na cidade de Nova Odessa, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2016.
Resumo: No atual cenário de crise política e econômica enfrentado pelo Brasil, torna-se essencial que as empresas busquem diferenciais competitivos, ainda mais no caso de uma escola de educação básica privada, empresa foco deste trabalho, a qual têm concorrência direta de outros colégios. Em um momento de dificuldade, para muitos pais/responsáveis, torna-se necessária a opção pelo ensino gratuito, o que instiga a escola de educação privada a promover diferenciais que a permitam continuar como uma opção na educação a ser escolhida. O marketing de relacionamento vem a oferecer esse diferencial, aliado a uma comunicação eficaz, permite que o colégio ofereça aos pais um ambiente participativo e colaborativo, que, talvez, não seria possível na educação pública. Através de visita ao ambiente escolar e aplicação de questionários aos pais/responsáveis, o trabalho em questão buscou analisar o marketing de relacionamento desenvolvido pelo colégio, seus meios de comunicação para com os pais/responsáveis, e a eficácia desses métodos, oferecendo, ao final do mesmo, uma visão da atual condição do colégio e as possibilidades de melhorias deste processo. Obteve-se como resultado deste trabalho, que o colégio preza muito seu relacionamento com pais/responsáveis e disponibiliza vários meios de comunicação para que esse ambiente seja participativo, e através da parceria, torne-se cada vez melhor, porém ainda há oportunidades de melhorias, o que otimizará ainda mais seu marketing de relacionamento e o manterá como espelho para demais colégios, aumentando sua visibilidade no ramo da educação.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24509
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssica Pamela Frari.pdf
  Restricted Access
2.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.