Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24502
Título: | Estágio supervisionado: um estudo de caso de uma empresa do setor de prestação de serviço da região de Campinas |
Título(s) alternativo(s): | Supervised internship: a case study of a company in the service sector in the Campinas region |
Autor(es): | OLIVEIRA JÚNIOR, Celso Souza de |
Orientador(es): | SARTORI, Elisiane |
Outro(s) contribuidor(es): | MARQUES, José Luiz FERRETTI, Jane Shirley Escodro |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Conhecimento;Ensino superior;Estágios |
Data do documento: | 22-Jun-2016 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | OLIVEIRA JÚNIOR, Celso Souza de. Estágio supervisionado: um estudo de caso de uma empresa do setor de prestação de serviço da região de Campinas, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2016. |
Resumo: | A sociedade atual tem sofrido grandes mudanças no que diz respeito aos aspectos, políticos, culturais, econômicos e organizacionais. Nesse contexto a gestão do conhecimento tem se tornado uma ferramenta estratégica dentro das organizações, pois quando bem gerida pode resultar em significativos ganhos para as organizações, não apenas no que diz respeito ao lucro, mas também aos fatores motivacionais, pois vivemos em uma era em que o capital intelectual de uma empresa é mais importante do que seus ativos físicos. Por esse motivo é, importante instigar principalmente nos jovens que estão em fase de desenvolvimento e possuem uma visão de mundo moderna, instigante e um pouco diferente da realidade vivida dentro das organizações, a transferirem seus conhecimentos. Essa será a base principal de estudo do presente trabalho, que visa expor como ocorre a transferência do conhecimento adquirido em Instituições de Ensino Superior para as empresas por meio do Estágio Supervisionado. De acordo com a hipótese de que um Estagiário adquire e compartilha com o conhecimento adquirido em sala de aula pode ser bem-sucedido em sua vida profissional e como a Gestão do Conhecimento pode acarretar em significativos ganhos para as organizações. O presente trabalho segue tendo como justificativa principal a importância de se estudar um assunto de grande relevância dentro de uma Universidade Corporativa, área da empresa estudada em que é responsável pelo treinamento e desenvolvimento de pessoas. Com o apoio metodológico pautado em pesquisas bibliográficas e coleta de dados em sites de referência no assunto, o trabalho seguiu-se para uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo que entrevistou 20 estagiários das mais diversas áreas da empresa, que por meio de resultados estatísticos foi possível ter uma ideia de quão efetiva tem sido a transferência do conhecimento dos graduandos entrevistados. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24502 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Celso Souza de Oliveira Junior.pdf Restricted Access | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.