Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24407
Título: Utilização dos regimes aduaneiros especiais em portos secos
Título(s) alternativo(s): Use of special customs regimes in dry ports
Autor(es): SANTOS, Vanessa Bonfim dos
Orientador(es): NOGUEIRA, André Meschiatti
Outro(s) contribuidor(es): LUCIETTO, Renata Pierri
LIMA, Vilma Maria de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comércio exterior;Portos interiores
Data do documento: 6-Dez-2018
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SANTOS, Vanessa Bonfim dos. Utilização dos regimes aduaneiros especiais em portos secos, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018.
Resumo: O aumento do volume das operações de comércio exterior nos últimos anos não foi acompanhado pela evolução da infraestrutura de portos, aeroportos e pontos de fronteira. Dessa forma, as empresas ainda sofrem com atrasos e elevados custos no processo de desembaraço aduaneiro. Os portos secos foram criados com o intuito de interiorizar as atividades aduaneiras, reduzindo os atrasos recorrentes de desembaraço nos portos, aeroportos e pontos de fronteira, desafogando e agilizando a liberação dos processos de importação e exportação, agindo como um importante meio logístico e aproximando as empresas do mercado internacional. Os Regimes Aduaneiros Especiais tem como grande característica ser um facilitador para a introdução das empresas no comercio internacional, tornando-as mais competitivas no mercado. Ainda há um desconhecimento das empresas sobre os regimes aduaneiros especiais e como ele pode auxiliar num primeiro contato com o comercio internacional, o objetivo do presente trabalho é identificar o contexto dos portos secos enquanto canais efetivos de facilitação ao comércio exterior, e também como os regimes aduaneiros especiais podem utilizar esse espaço. Baseando-se na legislação que regula todo o processo aduaneiro nacional, desde o alfandegamento dos recintos nas zonas primarias e secundarias, bem como o que se faz necessário para se adequar aos regimes aduaneiros especiais, vigência, extinção, beneficiários e ações fiscais no caso de inadimplemento.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24407
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA BONFIM DOS SANTOS.pdf
  Restricted Access
513.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.