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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24397
Título: | Educação digital: os desafios do ensino de programação |
Autor(es): | SANTOS, Ana Julia Nascimento dos SANTOS, João Carlos Caetano OLIVEIRA, Kauê Campos de PAULA, Luis Otavio de DOMINGUES, Matheus Antonio SALOMÃO, Tatiane Luchetti |
Orientador(es): | VENTURA, Luciana Michele TIZATTO, José Otávio Valério |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Informática;Tecnologia;Linguagem de programação;Jogos |
Data do documento: | 25-Jun-2024 |
Editor: | 164 |
Referência Bibliográfica: | DOMINGUES, Matheus Antonio et al. Educação digital: os desafios do ensino de programação. Orientador: Prof. Dra. Luciana Michele Ventura; Prof. José Otávio Tizatto. 2024. 11 p. Artigo científico (Informática) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2024. |
Resumo: | O avanço da tecnologia elevou a demanda e o prestígio da programação no mundo contemporâneo, levando muitas pessoas a desejarem explorar esse campo. No entanto, o desafio inicial reside na necessidade de pensar de forma abstrata e lógica, o que pode ser complexo para iniciantes. Com uma vasta gama de linguagens, frameworks e tecnologias disponíveis, a escolha inicial pode ser intimidadora. A teoria por si só não é suficiente, é crucial praticar e desenvolver projetos reais para consolidar o aprendizado, algo que nem todos têm acesso devido à falta de recursos e mentoria. Nesse contexto, abordagens inovadoras como a gamificação têm se destacado, tornando o aprendizado mais envolvente e eficaz ao facilitar a compreensão de conceitos complexos. O desenvolvimento de um site educativo interativo e divertido para ensinar programação promete democratizar o acesso ao conhecimento técnico, abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho para uma diversidade de perfis e habilidades. The advancement of technology has elevated the demand and prestige of programming in the contemporary world, leading many people to want to explore this field. However, the initial challenge lies in the need to think abstractly and logically, which can be complex for beginners. With a wide range of languages, frameworks, and technologies available, the initial choice can be intimidating. Theory alone is not enough; it is crucial to practice and develop real projects to consolidate learning, something not everyone has access to due to a lack of resources and mentorship. In this context, innovative approaches such as gamification have stood out, making learning more engaging and effective by facilitating the understanding of complex concepts. The development of an interactive and fun educational website to teach programming promises to democratize access to technical knowledge, opening new job market opportunities for a diverse range of profiles and skills. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24397 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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