Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24380
Title: A importância do comércio exterior para uma empresa brasileira
Other Titles: The importance of foreign trade for a Brazilian company
Authors: MARCOZO, Lucas Teixeira
Advisor: LISBOA, Maria Fernanda Grosso
Other contributor: NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva
LIMA, Vilma Maria de
type of document: Monografia
Keywords: Exportação;Estudos de mercado
Issue Date: 23-Jun-2016
Publisher: 105
Citation: MARCOZO, Lucas Teixeira. A importância do comércio exterior para uma empresa brasileira, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2016.
Abstract: As operações de exportação e importação no Brasil, como parte do contexto da globalização, vem crescendo nas últimas décadas e ocupando maiores espaços na economia brasileira. Para iniciar estas operações é necessário que as empresas conheçam e dominem todos os aspectos e desafios nelas envolvidos. Tais desafios referem-se ao conhecimento dos trâmites burocráticos próprios das exportações, à adequação dos seus produtos às exigências dos diferentes mercados externos, ao domínio das estratégias de negociações, ao conhecimento do mercado em que pretendem se inserir, entre outros. Este trabalho teve como objetivo a discussão e análise da importância e dos impactos do comércio exterior, especificamente da exportação, para uma empresa brasileira no que se refere à lucratividade, crescimento e visibilidade. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com a aplicação de um questionário com questões abertas a uma empresa paulista que vem exportando há quase trinta anos para importantes países da América Latina, América do Norte e Ásia, foi realizada a análise qualitativa das respostas. No caso estudado os benefícios da exportação foram bastantes significativos, a empresa continua crescendo, mantendo importante participação no mercado interno, consolidando-se no mercado internacional e estabelecendo metas para aumentar suas exportações nos próximos anos. O enfrentamento dos vários desafios encontrados para a exportação, principalmente a competição acirrada do mercado internacional, contribuiu fortemente para o seu crescimento e visibilidade.
The export and import operations in Brazil, as a part of context of globalization, has been growing in the last decades and gaining larger space in the economy. To start this process it is necessary for companies to know and master all the aspects and challenges involved. These challenges refers to the knowledge of their own export bureaucracy, the adequacy of products to the requirements of different foreign markets, the field of negotiation strategies, the knowledge of the market in which the company will be going into, among others. This job was as objective to discuss and analyze the importance and the impacts of export to a Brazilian company in respect of profitability, growth and visibility. It was used a case study methodology, applied a questionnaire with open questions to a company in São Paulo that has been exporting for almost thirty years to key countries in Latin America, North America, Asia and perform the qualitative analysis of the answers. In the case studied, the benefits of export was very significant, the company continues to grow, keeping important participation in the national market, consolidating in the international market and setting targets to increase exports in next years. The addressing of many challenges that has been placed on exports, mainly the fierce competition of international market, strongly contributed to this growth and visibility.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24380
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas Teixeira Marcozo.pdf
  Restricted Access
863.9 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.