Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTREVELIN, Ana Tereza Colenci-
dc.contributor.authorGONZALEZ, Maria Julia-
dc.contributor.otherCOLENCI NETO, Alfredo-
dc.contributor.otherQUILIMARTE, Alan-
dc.date.accessioned2024-09-27T22:03:47Z-
dc.date.available2024-09-27T22:03:47Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.citationGonzalez, Maria Julia. O impacto da tecnologia da informação nos pequenos negócios: um estudo de caso no setor de restaurantes, 2024. Trabalho de conclusão de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. Fatec São Carlos, São Carlos, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24370-
dc.description.abstractCom o avanço da era tecnológica, a Tecnologia da Informação (TI) tornou-se crucial para a competitividade das organizações. No Brasil, pequenas empresas, que representam 95% das empresas e 30% do PIB, necessitam constantemente inovar para se manterem no mercado. A TI é fundamental para apoiar áreas administrativas e de fluxo de caixa, aumentando a competitividade e assertividade nos processos. Este estudo analisa o impacto da TI em pequenos negócios, através de um estudo de caso de uma microempresa de software em São Carlos-SP, que desenvolveu um sistema especializado para restaurantes. O sistema melhora a gestão de caixa, emissão de notas fiscais, controle de pedidos e integração com plataformas de pedidos online. O estudo também aborda os desafios e motivações dos empreendedores, destacando a importância da capacitação e da superação de barreiras para adoção de TI. Programas como o SEBRAE e o Empretec são mencionados como facilitadores para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. A pesquisa inclui uma revisão bibliográfica e entrevistas, mostrando que a implementação de TI pode transformar a gestão e a eficiência dos pequenos negócios, promovendo crescimento e sustentabilidade.pt_BR
dc.description.abstractWith the advancement of the technological era, Information Technology (IT) has become crucial for organizational competitiveness. In Brazil, small businesses, which represent 95% of companies and 30% of GDP, constantly need to innovate to stay in the market. IT is fundamental in supporting administrative areas and cash flow management, increasing competitiveness and accuracy in processes. This study analyzes the impact of IT on small businesses, with a case study of a microsoftware company in São Carlos-SP that developed a specialized system for restaurants. The system improves cash management, invoice issuance, order control, and integration with online ordering platforms. The study also addresses the challenges and motivations of entrepreneurs, highlighting the importance of training and overcoming barriers to IT adoption. Programs like SEBRAE and Empretec are mentioned as facilitators for developing entrepreneurial skills. The research includes a literature review and interviews, showing that the implementation of IT can transform the management and efficiency of small businesses, promoting growth and sustainability.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher269pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEletrônica digital (competitividade)pt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO impacto da tecnologia da informação nos pequenos negócios: Um estudo de caso no setor de restaurantespt_BR
dc.title.alternativeThe impact of information technology in small businesses: A case study in the restaurant sectorpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.