Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24347
Title: Elaboração de roteiros de experimentos didáticos de física
Other Titles: Preparation of scripts for educational physics experiments
Authors: RAMOS, Arlete Paiva
Advisor: SARAN, Marina Cláudia Brustello
Other contributor: SARAN, Marina Cláudia Brustello
CARACINI, Luiz Gustavo
FRANZOTTI, Celso Luiz
type of document: Monografia
Keywords: Mecânica;Física;Eletricidade
Issue Date: 29-Jun-2016
Publisher: 176
Citation: RAMOS, Arlete Paiva. Elaboração de roteiros de experimentos didáticos de física. 2016. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2016.
Abstract: As deficiências do ensino que é praticado nas escolas em todo território nacional, e até mesmo nas universidades, manifestam-se num alto índice de repetência na crescente difusão do cursinho preparatório e principalmente no fraco desempenho dos alunos. A proposta deste trabalho visa a valorizar a compreensão da física que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal de Física com os saberes do aluno. E o que se propõe neste trabalho é um ensino mais atraente com ênfase nas aulas práticas de Física, com experimentos nas áreas da Eletroestática e da Mecânica. No intuito de possibilitar o uso do laboratório de Física para os cursos de Tecnologia Mecânica: Processos de Soldagem e Manutenção Industrial elaboram-se alguns guias de experimentos com o gerador de Van de Graaff e Plano Inclinado. Por meio dessa máquina, é possível verificar as forças de repulsão elétrica entre as cargas em excesso, por exemplo, as que se acumulam nos cabelos, fazendo os arrepiar quando toca a esfera carregada do gerador. Já com o experimento do plano inclinado é possível verificar os movimentos macroscópicos, bem como as leis da Física que os descrevem. Dessa forma, espera-se que os alunos demonstrem maior interesse e melhor desempenho nas aulas de Física.
The deficiencies of teaching that is practiced in schools throughout the country, manifested in a high repetition rate in the increasing spread of the preparatory course and especially in the poor performance of students. The purpose of this work aims to enhance the understanding of the physics that is fundamental in the process of teaching and learning in the experimental activity, in order to articulate the formal knowledge of physics with the student's knowledge. And what is proposed in this paper is a more attractive teaching with an emphasis on practical lessons in physics experiments in the areas of Electrostatic and Mechanical. In order to enable the use of the Physics laboratory for other Mechanical Technology courses: Welding and Industrial Maintenance Processes are elaborated some experiments guides with the Van de Graaff generator and Inclined Plane. Through this machine, you can check the electrical repulsion forces between the excess charges, for example, that accumulate in the hair, making them shiver when you touch the ball loaded the gerador.Ja with the experiment of the inclined plane can be checked the macroscopic movements as well as the laws of physics that describes them. Thus, it is expected that students demonstrate greater interest and better performance in Physical.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24347
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mecanica_2016_1_arlete_paiva_ramos_elaboracao_de_roteiros_de_experimentos.pdf13.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.