Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24152
Title: | O balanced scorecard e sua aplicação em uma empresa de transporte |
Authors: | MACHADO, Bruna PIRES, Danielle SARÔA, Dayse SIQUEIRA, Deyse DIAS, Erika NUNES, Fabiana BORSATO, Fernando NÓBREGA, Francielly BRITO, James FERREIRA, Letícia RIBEIRO, Lucas ROBERTO, Marcos VINÍCIUS, Marcos JHONATHAN, Maycon MANOEL, Naiara SAMPAIO, Naiara BORDELI, Pâmela FÉLIX, Thiago |
Advisor: | LUGOBONI, Leonardo Fabris |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Balanced scorecard;Logística;Empresas de transportes |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | 166 |
Citation: | MACHADO, Bruna... et al. O balanced scorecard e sua aplicação em uma empresa de transporte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Logística) - Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, Diadema, 2010 |
Abstract: | Nos últimos anos, os métodos de avaliação de desempenho empresarial, apoiados apenas nos indicadores contábeis e financeiros estão se tornando antigos, pois só mostram os resultados dos investimentos e das atividades, não contemplando os impulsionadores de rentabilidade em longo prazo. Vemos que a logística também tem importância numa escala global. Na economia mundial, sistemas logísticos eficientes forma bases para o comércio e a manutenção de um alto padrão de vida nos países desenvolvidos. Os países, assim como a populações que os ocupam, não são igualmente produtivos. Assim, muitas vezes certa região prende uma van sobre as demais no que diz respeito a alguma especialidade produtiva. Um sistema lógico eficiente permite uma "região geográfica" (organização) explorar suas vantagens essenciais pela especialização de seus esforços produtivos naqueles produtos que ela tem vantagens e pelas exportações desses produtos às outras regiões. Os novos requisitos para a atividade logística no mundo passam, a partir deste momento, por um maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, prazos de entrega, constante disponibilidade dos produtos, planejamento das entregas, gestão dos pedidos e maleabilidade da fabricação, novos projetos em longo prazo com inovação em tecnologia, novos métodos de cálculo de custo, novas ferramentas para rearranjo de processos e esquematização. Por isso, tem se falado muito dos conceitos e práticas do Balanced Scorecard, o qual foi concebido inicialmente como um instrumento capaz de mensurar o desempenho de uma organização com foco não apenas em indicadores financeiros. Neste contexto esse trabalho busca apresentar uma ferramenta de distribuição e controle de metas, que tem como ideia central desenvolver outros indicadores no sentido de definir claramente o desdobramento da estratégia empresarial na organização tratando da elaboração de um sistema de indicadores de desempenho logístico, composto de indicadores que possam ser medidos e quantificados de maneira clara e objetiva. A metodologia aplicada para elaboração deste trabalho constituiu-se dos seguintes passos: pesquisa exploratória; que tem por objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito. Revisão bibliográfica sobre o tema; estudo da aplicabilidade e implementação nas empresas. Levantamento de dados e pesquisa descritiva. In recent years, methods of performance evaluation business, relying on indicators and accounting financiers are becoming old, because only show investments results and activities, not addressing the boosters of profiability in the long term. We see that logistics is also important on a global scale. In the global economy, efficient logistics systems were bases for trade and maintaning a high standard of living in developed countries. Countries, like people who occupy them, are not equally productive. So many times certain region holds an advantage over the other in respect to some specialty production. A logical system effectevely allows a "geographic region" (organization) to exploit its advantages essential for the specialization of their productive efforts on those products that it has advantages and exports these products to other regions. The new requirements for logistics activities in the world are, from this moment, for greater control and identifying opportunities for cost reduction, delivery time, constant availability of products, planning of deliveiries, management of orders and manufacturing flexibility, new long -term projects with innovative tchnology, new methods of costing, new tools for layout and schematization process. So it has been much talk of the concepts and pratices of balanced scorecard, wich was initially conceived as an instrument to measure the perfomance of an organization with a focus not only on financial indicators. In this context this study aims to present a tool to distribute and control targets, wich has its central idea todevelop other indicators to clearly define the deployment of business strategy in the organization dealing with the development of a system of indicators of logidtics performance, composed of indicators that can be measured and quantified ina a clear and objeticve. The methodology for the preparation of this work consisted of the following: exploratory research, wich aims to provide greater familiarity with the problem in order to make and implementation in companies. Data colletction and descriptive. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24152 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
logistica_2010_bruna_machado_aplicaçao_do_balanced_scorecard.pdf | 24.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.