Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24126
Título: | Quiz Programmer: jogo para auxiliar no ensino dos conceitos de programação para crianças |
Título(s) alternativo(s): | Quiz Programmer: game to help teach programming concepts to children |
Autor(es): | MIRANDA, Guilherme Silva de |
Orientador(es): | TOMAZELA, Maria das Graças Junqueira Machado |
Outro(s) contribuidor(es): | TOGNI, Jimi FURGERI, Sérgio |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Jogos educativos;Jogos eletrônicos;aplicativos móveis |
Data do documento: | 3-Dez-2018 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | MIRANDA, Guilherme Silva de. Quiz Programmer: jogo para auxiliar no ensino dos conceitos de programação para crianças, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018. |
Resumo: | O aprendizado de lógica de programação pode trazer muitos benefícios, a pouco tempo a ideia de ensinar lógica de programação para criança vem sendo aplicada em escolas públicas e privadas. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo mobile para o auxílio no aprendizado de conceitos de programação. Na fundamentação teórica são apresentados conceitos chave referentes à temática deste trabalho: Aprendizado das crianças, Jogos, Jogos Digitais, além disso foram apresentadas trabalhos relacionadas ao tema desta pesquisa. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa experimental, que consiste na determinação de um objeto de estudo, foi selecionadas variáveis que sejam capazes de influenciá-lo, e na definição dos meios para controlar e observar os efeitos que esta variável manipulada possa produzir nesse objeto. O desenvolvimento do aplicativo foi inspirado no Duolingo, aplicativo de ensino de línguas estrangeiras. A pesquisa de avaliação da ferramenta mostrou resultados otimistas, e mostra que o jogo Quizz Programmer pode contribuir com o auxílio no ensino da programação para crianças. A avaliação realizada com o jogadores retornou uma nota de 8,9 em média. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24126 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GUILHERME SILVA DE MIRANDA.pdf Restricted Access | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.