Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24108
Título: A importância da comunicação nas organizações
Título(s) alternativo(s): The importance of communication in organizations
Autor(es): BARRETO, Julia Carolina
Orientador(es): RODRIGUES, Lilian Segnini
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comunicação organizacional;Comunicação na administração;Ambiente organizacional
Data do documento: 2020
Editor: 288
Referência Bibliográfica: BARRETO,J. C. A importância da comunicação nas organizações. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2020.
Resumo: É dever de quem está se comunicando assegurar que sua mensagem seja compreendida de forma clara e objetiva e isso é muito importante para as organizações, já que a comunicação pouco eficiente pode causar prejuízos para as empresas. Carência de uma comunicação eficaz gera intranquilidade no grupo de trabalho, pois os prejuízos trazidos à empresa por causa dela trazem desequilíbrio para a corporação como a baixa produtividade e motivação, podendo trazer aumento de stress e conflitos no ambiente de trabalho. No mundo empresarial, negócios relevantes para as organizações são acertados em curto tempo devido à velocidade de informações que são transmitidas constantemente. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é demonstrar a importância da comunicação dentro das organizações de uma forma geral, levantando problemas e propondo melhorias. Para isto, será feita uma revisão bibliográfica em artigos do tema, mais especificamente aqueles que trazem estudos de caso, de modo analisá-los e compará-los. As propostas de melhorias se pautarão na literatura acerca da comunicação empresarial e na vivência da pesquisadora.
It is the duty of those who are communicating to ensure that their message is understood clearly and objectively and this is very important for organizations, since inefficient communication can cause losses for companies. Lack of effective communication creates uneasiness in the workgroup, as the losses brought to the company because of it bring imbalance to the corporation such as low productivity and motivation, which can increase stress and conflicts in the work environment. In the corporate environment, businesses relevant to organizations are settled in a short time due to the speed of information that is constantly transmitted. Thus, the objective of this research is to demonstrate the importance of communication within organizations in general, raising problems and proposing improvements. For this, a bibliographic review will be made in articles on the topic, more specifically those that bring case studies, to analyze and compare them. Improvement proposals will be based on the literature on business communication and the researcher's experience.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24108
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaocomercial_2020_02_juliacarolinabarreto_aimportanciadacomunicacaona.pdf
  Restricted Access
694.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.