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Título: O comportamento do consumidor na pandemia da covid-19 no Brasil
Título(s) alternativo(s): Consumer behavior in the covid-19 pandemic in Brazil
Autor(es): ROCHA, Iclas Barbosa Sena da
FERNANDES, Leandro
Orientador(es): RODRIGUES, Lilian Segnini
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Pandemias;Covid-19
Data do documento: 2020
Editor: 288
Referência Bibliográfica: ROCHA, I. B. S. da.; FERNANDES, L. O comportamento do consumidor na pandemia da covid-19 no Brasil. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2020.
Resumo: O presente artigo mostra os impactos no comportamento do consumidor diante à pandemia da Covid-19 no Brasil. A pandemia trouxe o distanciamento social como medida restritiva para controle da mobilidade da população por meio do fechamento de comércios (exceto os considerados essenciais), instituições públicas e privadas e qualquer outra atividade causadora de aglomeração de pessoas. Neste contexto, as empresas precisaram se reinventar para alcançar o consumidor que está isolado. E o comércio virtual foi a solução encontrada. O consumidor precisou adequar seus hábitos de compra. Desse modo, o objetivo da pesquisa é verificar o comportamento do consumidor em meio a atual crise sanitária no Brasil. A metodologia utilizada é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa por meio de formulário online na cidade de Araraquara-SP e região. A amostra foi composta por 110 consumidores. Como resultado da pesquisa, constatamos que 43,6% dos consumidores preferem fazer a maioria de suas compras em lojas físicas e comprar, em menor proporção em lojas online enquanto 36,4% usam preferencialmente as lojas online sem deixar de usar as lojas físicas, porém, em menor proporção. Ainda 17,3% dos consumidores preferem compras exclusivamente em lojas físicas, sendo o principal diferencial de uma compra física a experiência material e sensorial com o produto
This article shows the impacts on consumer behavior in the face of the Covid-19 pandemic in Brazil. The pandemic brought social distance as a restrictive measure to control the mobility of the population through the closing of shops (except those considered essential), public and private institutions and any other activity that causes crowds of people. In this context, companies needed to reinvent themselves to reach the isolated consumer. And virtual commerce was the solution found. The consumer had to adjust his buying habits. Thus, the objective of the research was to verify consumer behavior in the midst of the current health crisis in Brazil. The methodology used was a descriptive research with a qualitative approach through an online form in the city of Araraquara-SP and region. The sample consisted of 110 consumers. As a result of the survey, we found that 43.6% of consumers prefer to make the majority of their purchases in physical stores and buy, to a lesser extent in online stores, while 36.4% preferentially use online stores while still using physical stores, however, to a lesser extent. Yet 17.3% of consumers prefer purchases exclusively at physical stores, the main differential of a physical purchase being the material and sensory experience with the product.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24104
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