Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNOBREGA, Ricardo Sergio Neiva-
dc.contributor.authorPETRUZ, Rene-
dc.contributor.otherLIMA, Vilma Maria de-
dc.contributor.otherVOLPI, Eli Siméia Fonda da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-23T17:31:18Z-
dc.date.available2024-09-23T17:31:18Z-
dc.date.issued2017-06-27-
dc.identifier.citationPETRUZ, Rene. As influências culturais em uma negociação internacional entre empresas do Brasil e da China, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24101-
dc.description.abstractCom o avanço da globalização e a crescente internacionalização das empresas, cada vez mais elas estão buscando novos mercados, os concorrentes já não estão somente localizados em um só país, mas sim no mundo inteiro, aumentando a complexidade e os cuidados das negociações internacionais, pois envolvem sistemas econômicos e legais diferentes, além de envolver sistemas culturais distintos. Este trabalho monográfico de modo geral, irá abordar as influências dos aspectos culturais nas negociações internacionais entre o Brasil e a China, buscando caracterizar o perfil do negociador, para mostrar de que forma as semelhanças e as diferenças entre esses aspectos, podem influenciar positiva ou negativamente as negociações internacionais. Primeiramente, através de algumas pesquisas bibliográficas para melhor embasamento do trabalho, é apresentado o conceito de cultura e negociação internacional, expondo seus fundamentos e características principais. De acordo com a metodologia escolhida, o estudo buscou entender, como e de que forma a cultura de um país pode interferir no sucesso ou no fracasso de uma negociação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, onde um questionário aplicado, com perguntas abertas e fechadas, para profissionais das empresas multinacionais de Campinas e região, que atuam na área de comércio exterior, possibilitou concluir, que o conhecimento dos costumes e das diferenças culturais entre Brasil e China, pode influenciar diretamente as negociações internacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAs influências culturais em uma negociação internacional entre empresas do Brasil e da Chinapt_BR
dc.title.alternativeCultural influences in an international negotiation between companies from Brazil and Chinapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rene Petruz.pdf
  Restricted Access
600.77 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.