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Title: Porto seco: uma estratégia de negócios
Other Titles: Dry port: a business strategy
Authors: CORREIA, Daniela Silva
Advisor: NOGUEIRA, André Meschiatti
Other contributor: LUCIETTO, Renata Pierri
CAMPOS, João Manoel de
type of document: Monografia
Keywords: Importação;Movimentação e armazenagem de materiais
Issue Date: 26-Jun-2017
Publisher: 105
Citation: CORREIA, Daniela Silva. Porto seco: uma estratégia de negócios, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2017.
Abstract: A zona primária compreende portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados. É por este local que as mercadorias chegam e saem do país. Devido a isso, há grande movimentação de cargas no local, podendo acarretar no aumento do tempo de retirada e custos das mercadorias, além de aumentar o tempo de espera para a nacionalização das mesmas. A criação do Porto seco, localizado na zona secundária, deveu-se, principalmente, para desafogar a zona primária, por isso, muitas empresas importadoras podem optar pelo desembaraço de suas mercadorias neste local. Além das mercadorias ficarem armazenadas no Porto seco, o mesmo está localizado próximo a polos industriais, facilitando no transporte das mercadorias, acarretando numa estratégia de logística mais eficiente para as empresas. Para que as mercadorias possam ser transferidas da zona primária para a zona secundária, é preciso de um Regime Especial, denominado Trânsito Aduaneiro. Chegando ao local de destino, no caso, o Porto seco, a empresa poderá pedir uma autorização à Receita Federal do Brasil para operar no Regime Especial de Entreposto Aduaneiro na importação, onde o mesmo permite o armazenamento das mercadorias no Porto seco, com a suspensão dos tributos pelo prazo de um ano e sendo prorrogável em situações especiais por até, no máximo, três anos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24096
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