Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24085
Título: IoT para cidades inteligentes: desenvolvimento experimental de um dispositivo de monitoramento e controle para o município de Indaiatuba/SP
Título(s) alternativo(s): IoT for smart cities: experimental development of a monitoring and control device for the city of Indaiatuba/SP
Autor(es): BRITO, Tiago Alessandro de
Orientador(es): PERETTO, Lincon Moreira
Outro(s) contribuidor(es): ROQUE, Wellington
BATISTA JUNIOR, Waldemar
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Internet das coisas;Internet;Monitoramento
Data do documento: 6-Jul-2018
Editor: 105
Referência Bibliográfica: BRITO, Tiago Alessandro de. IoT para cidades inteligentes: desenvolvimento experimental de um dispositivo de monitoramento e controle para o município de Indaiatuba/SP, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018.
Resumo: A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), poderá revolucionar todas as coisas, como casas, negócios e cidades inteiras e o uso dessas soluções nas aplicações urbanas tem sido foco de trabalhos para cidades inteligentes. O município de Indaiatuba-SP possui um sistema de videomonitoramento, porém não possui ferramentas de controle e monitoramento das caixas herméticas dos pontos. Portanto, foi proposto uma solução de controle e monitoramento dessas caixas herméticas aplicando os conceitos de IoT. Este trabalho pode ser classificado, em relação ao objeto, como uma pesquisa tecnológica que visou à materialização de um produto. E em relação ao objetivo, uma pesquisa exploratória o qual visou uma proposta de melhoria do processo local. Os materiais utilizados no desenvolvimento do protótipo foram sensores, atuador, placa Arduino, programas como XAMMP que contêm banco de dados MySQL e desenvolvimento de páginas web responsivas. Pôde-se constatar a otimização nas atividades diárias dos agentes públicos e provendo a segurança e controle ao acesso dos equipamentos internos da caixa hermética. Também foi possível o monitoramento das variáveis da temperatura, umidade relativa do ar e tensão que podem prejudicar o bom funcionamento do objeto monitorado, caso não estiverem adequados. Com um monitoramento e controle remoto, é possível diminuir o tempo total despendido da manutenção corretiva para o ponto de videomonitoramento, como também a diminuição ou até mesmo a nulidade dos riscos e transtornos causados na população.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24085
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tiago Alessandro de Brito.pdf
  Restricted Access
3.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.