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Title: O jeito Disney aplicado ao endomarketing: um estudo de caso em uma loja de varejo
Other Titles: The Disney way applied to endomarkeing: a retail store case
Authors: TULIO, Renato Francisco De
OLIVEIRA, Vagner Rodrigues De
Advisor: RODRIGUES, Lilian Segnini
type of document: Artigo científico
Keywords: Endomarketing;Varejo;Administração de recursos humanos
Issue Date: 2020
Publisher: 288
Citation: TULIO Renato Francisco De; OLIVEIRA Vagner Rodrigues De. O jeito disney aplicado ao endomarketing: um estudo de caso em uma loja de varejo. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2020.
Abstract: Este artigo tem como objetivo analisar de que forma o endomarketing atua como ferramenta de motivação no contexto de uma empresa de varejo (aqui denominada Empresa X, por questão de confidencialidade), em cujo ambiente organizacional as ações de endomarketing são direcionadas empiricamente com embasamento na gestão Disney de pessoas, marca esta que tem o reconhecimento internacional pela excelência no atendimento aos seus clientes, com programas de treinamento que atraem profissionais ligados à administração, marketing, gestão de pessoas e gestão de negócios. O contexto pesquisado permitiu configurar o nível de eficiência da gestão de pessoas no ambiente da Empresa X, bem como a capacidade de influência da gestão Disney como estratégia de endomarketing. A pesquisa desenvolveu-se, inicialmente, através de revisão bibliográfica para um melhor entendimento dos conceitos relacionados ao endomarketing e gestão Disney e, posteriormente, via aplicação de questionário, cuja devolutiva por parte dos colaboradores permitiu avaliar os impactos das estratégias do endomarketing sobre os mesmos. Fatores diversos como motivação, interação, reconhecimento, comunicação, estímulo e treinamentos para qualificação, entre outros, permitiram identificar ações bem sucedidas de endomarketing no contexto investigado, com resultados como engajamento dos colaboradores, melhoria do clima interno, maior interação, eliminação de interferências na comunicação interna, ampliação do employer branding (marca empregadora), facilidade para captação de talentos no mercado e alinhamento de objetivos entre empresa e colaborador.
This paper aims to analyze how endomarketing acts as a motivation tool in the context of a retail company (here referred to as Company X, for confidentiality reasons), in whose organizational environment the actions of endomarketing are directed empirically based in the Disney management of people, this brand has international recognition for excellence in serving its clients, with training programs that attract professionals related to administration, marketing, people management and business management. The context researched allowed to configure the level of efficiency of the management of people in the environment of Company X, as well as the capacity of influence of the Disney management as strategy of endomarketing. The research was initially developed through a bibliographic review for a better understanding of the concepts related to the endomarketing and Disney management and, later, through the application of a questionnaire, whose return by the collaborators allowed evaluating the impacts of the strategies of the endomarketing on the same ones. Several factors such as motivation, interaction, recognition, communication, stimulation and qualification training, among others, allowed identifying successful endomarketing actions in the investigated context, with results such as employee engagement, improved internal climate, increased interaction, elimination of interference in internal communication, expansion of employer branding, facility for attracting talent in the market and alignment of objectives between company and employee.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24068
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