Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24004
Title: Estudo de viabilidade da transformação do movimento do ar em energia para automóveis
Authors: SANTOS, Jackson Reis dos
Advisor: SALVO JUNIOR, Orlando de
Other contributor: SALVO JUNIOR, Orlando de
DALBO, Fernando Garup
GOMES, Cleber Willian
type of document: Monografia
Keywords: Eletrônica (aplicações industriais);Automóveis;Viabilidade;Tecnologia;Eficiência energética;Combustíveis;Geração de energia;Desenvolvimento sustentável
Issue Date: 17-Jul-2020
Publisher: 160
Citation: SANTOS, Jackson Reis dos. Estudo de viabilidade da transformação do movimento do ar em energia para automóveis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2020. 64f. il.
Abstract: Atualmente todos os setores vem buscando a diminuição dos problemas ambientais atrelado a um aumento de performance e rendimento dos produtos anteriores e fortificado pelo o incentivo dos governos no mundo todo, as indústrias vão tentando desenvolver soluções viáveis e que tenham um resultado satisfatório. A indústria automotiva é uma das pioneiras a seguir o conceito de menor emissão e grande performance, um dos exemplos mais claros são os sistemas que foram criados e melhorados desde o início do século, podemos citar soluções como: motores de baixa cilindrada supereficientes, sistemas de injeção direta e estratificadas, introdução de motores turbo, comando variável de admissão e escape, melhoria no gerenciamento dos motores, introdução de motores híbridos e elétricos entre outras tantas inovações tecnológicas. Com a legislação cada vez mais rígida e com grandes restrições, os motores de combustão interna estão começando a deixar de ser o principal sistema de propulsão das indústrias automotivas, além de que cada mais vai aumentando a viabilidade dos veículos de propulsão elétrica. Essa monografia propõe um estudo de viabilidade da transformação do ar em energia para automóveis onde é mostrado o seu funcionamento, princípios de uso, eficiência e gerenciamento assim podendo avaliar a viabilidade, desempenho, durabilidade, eficiência e se realmente é uma inovação aplicável para aumentar o rendimento dos motores para uso em concepções híbridas ou com combustíveis renováveis. Esse trabalho de graduação visa dar bases técnicas sobre os conceitos de viabilização do uso do movimento do ar como fonte energética para automóveis, através da implementação de um sistema de turbinas acoplados a carroceria. Utilizando conceitos de mecânica e eletrônica e utilizando como base de estudo a energia eólica em residências e indústrias afim de integrar o conhecimento teórico necessário para a implementação dessa tecnologia em veículos.
Description: Currently all sectors have been seeking to decrease the environmental problems linked to an increase in performance and yield of previous products and fortified by the incentive of governments worldwide, industries are trying to develop viable solutions that have A satisfactory outcome. The automotive industry is one of the pioneers following the concept of lesser emission and great performance, one of the clearest examples are all systems that have been created and improved since the beginning of the century, we can quote solutions such as: super-efficient low engines , direct and stratified injection systems, Turbo motors Introduction, variable admission and exhaust command, improvement in engine management, introduction of hybrid and electric motors among many other technological innovations. With the increasingly rigid legislation and with large restrictions, internal combustion engines are starting to cease to be the main propulsion system of automotive industries, and that each more is increasing the viability of electric propulsion vehicles. By this fierce competition with the new thrusters the internal combustion engines will need to increase their low efficiency even more. This monograph is a feasibility study of the transformation of air into energy for the individuals that are defined, principles of use, efficiency and efficiency, as well as performance, performance, performance and efficiency. increase or decrease engines for use in hybrid designs or with renewable fuels. This undergraduate work aims to provide technical bases on the concepts of enabling the use of air movement as an energy source for automobiles, through the implementation of a body-coupled turbine system. Using concepts of mechanics and electronics and using as a basis of study the wind energy in homes and industries in order to integrate the theoretical knowledge necessary for the implementation of this technology in vehicles.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24004
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelo e Organização do TCC_final Jackson Reis dos Santos ELETRONICA.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.