Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23976
Título: Transição da muda de saquinho para o tubete e o surgimentos de novas variedades
Título(s) alternativo(s): Transition from seedlings from bags to tubes and the emergence of new varieties
Autor(es): PERARO, Ítalo Gabriel Faleiros
SOUZA JUNIOR, José Mateus Xavier de
FREITAS, Patric Cristiano de
Orientador(es): GARCIA, Wengler Mateus
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Cultivo em tubete;Mudas
Data do documento: 2024
Editor: 046
Referência Bibliográfica: PERARO, Ítalo Gabriel Faleiros; SOUZA JUNIOR, José Mateus Xavier de; FREITAS, Patric Cristiano de. Transição da muda de saquinho para o tubete e o surgimentos de novas variedades , 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Cafeicultura). Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Júnior, Franca, 2024.
Resumo: A transição da muda de saquinho para o tubete não apenas representa uma mudança na propagação de plantas, mas também reflete um compromisso crescente com a sustentabilidade e a eficiência na agricultura. A utilização de tubetes proporciona não apenas um ambiente propício para o desenvolvimento radicular, mas também reduz o desperdício de recursos, como solo e água, ao oferecer um volume de substrato mais controlado e otimizado. Além disso, o manejo simplificado das mudas durante o cultivo facilita a implementação de práticas de cultivo mais precisas, eficaz e sustentáveis. A importância do preparo adequado do substrato não pode ser subestimada. A combinação de compostos orgânicos seja eles dejetos de vaca/galinha/calcario/palha de café/terra/fibra de coco entre outros aditivos que podem ser utilizados como matéria orgânica, fornecendo os nutrientes essenciais para o crescimento das plantas, mas também contribui para a saúde do solo e a retenção de umidade, reduzindo a necessidade de irrigação frequente. Os cuidados meticulosos durante todo o processo de cultivo, desde a coleta das sementes até o transplante nos germinadores, garantem não apenas uma germinação bem-sucedida, mas também um desenvolvimento robusto das mudas. A manutenção de condições ideais de irrigação, nutrição, temperatura e luz é fundamental para maximizar o potencial de crescimento das plantas e garantir a qualidade do produto final. Em resumo, a transição para o uso de tubetes não só impulsiona a eficiência e a sustentabilidade na agricultura, mas também promove a inovação e a busca por práticas cada vez mais responsáveis e eficazes no cultivo de alimentos e plantas de qualidade. PALAVRAS-CHAVE Mudas de tubete, sustentabilidade, eficiência, redução de desperdício, nutrientes.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23976
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.