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dc.contributor.advisorFRANCISCHINI, Claudia Dias Aragon-
dc.contributor.advisorPEREIRA, João Paulo-
dc.contributor.authorGOMES, Amanda Margutti-
dc.contributor.authorESCOBAR, Barbara Thaíssa-
dc.contributor.authorSILVA, Suelen Carolina-
dc.contributor.authorSILVA, Stefany Gabrieli-
dc.contributor.authorSILVA, Thafynes Lopes da-
dc.contributor.otherFRANCISCHINI, Claudia Dias aragon-
dc.contributor.otherPEREIRA, João Paulo-
dc.contributor.otherDINIZ, Fábio Geronimo-
dc.date.accessioned2024-09-18T12:58:54Z-
dc.date.available2024-09-18T12:58:54Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationGOMES, Amanda Margutti et al. A importância da implementação do endomarketing em uma microempresa. Orientadora: Claudia Dias Aragon Francischini e João Paulo Pereira. 2023. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23929-
dc.description.abstractNeste estudo, destaca-se a crescente importância do endomarketing no ambiente empresarial, enfocando seu papel crucial na promoção de uma cultura organizacional positiva e no impacto dos colaboradores internos na entrega de valor às partes interessadas externas. O objetivo principal da pesquisa foi formular um plano aprimorado de endomarketing para uma microempresa no setor de alimentos. Esse plano, desenvolvido por meio de um processo abrangente de diagnóstico, planejamento e implementação, não apenas visou reformular a cultura organizacional, mas também aprimorar a comunicação interna e externa, além de valorizar e engajar os colaboradores. A metodologia de implementação do endomarketing adotou uma abordagem estruturada, incluindo etapas como análise inicial, definição de objetivos, estratégias de comunicação interna, coleta de feedback por meio de pesquisas, treinamento e capacitação, e avaliação de resultados com a colaboração ativa entre o proprietário da pizzaria e os funcionários na avaliação abrangente. Embora nem todas as ferramentas de endomarketing tenham sido aplicadas imediatamente, o estudo destaca a natureza contínua e de longo prazo do endomarketing, exigindo paciência para observar resultados significativos. Observa-se que os efeitos podem não ser imediatamente perceptíveis, especialmente no que se refere à melhoria do clima organizacional e ao fortalecimento das relações interpessoais, demandando tempo e consistência. Os dados apontam que a implementação cuidadosa do endomarketing pode efetivamente aprimorar a comunicação interna e a satisfação dos funcionários, consolidando, assim, a posição da pizzaria no mercado. Este estudo destaca também a importância de manter o foco na promoção da satisfação dos colaboradores para criar um ambiente de trabalho saudável e sustentável a longo prazo. Palavras-chave: Endormarketing. Engajar. Cultura organizacional. Treinamento. Comunicaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher103pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectTreinamento de pessoalpt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância da implementação do endomarketing em uma pizzaria na cidade de Matão - SPpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of implementing internal marketing in a pizzeria in the city of Matão - SPpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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