Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23883
Título: Um estudo sobre o efeito repelente do óleo de citronela [cymbopogan nardus (l.) Rendle]
Autor(es): ANDRADE, Alessandro Farias de
SILVA, André Carlos da
CHIANCONE, Cleide Ungaro
PINHEIRO, Diego Saimon Silva
Orientador(es): OLIVEIRA, José Roberto de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Citronela;Repelentes;Óleos essenciais
Data do documento: 1-Dez-2022
Editor: 229
Referência Bibliográfica: ANDRADE, Alessandro Farias de; SILVA, André Carlos da; CHIANCONE, Cleide Ungaro; PINHEIRO, Diego Saimon Silva. Um estudo sobre o efeito repelente do óleo de citronela [cymbopogan nardus (l.) Rendle], 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) – Etec Paulistano, São Paulo, 2022.
Resumo: Em todo o mundo, diversas espécies de mosquitos são responsáveis por transmitirem inúmeras doenças para milhões de pessoas por ano e matam um entre 17 dos indivíduos infectados. As doenças provocadas por mosquito são freqüentes no Brasil, causam surtos e epidemias em centros urbanos desenvolvidos, onde deveria existir saneamento básico e crescimento ordenado que facilitassem o controle dos vetores. São situações como essa que faz com que seja difícil o controle de insetos e, portanto, se faz necessário e torna essencial a prevenção de picadas para evitar doenças. Um dos principais métodos de proteção pessoal contra o ataque dos mosquitos é a utilização de repelentes. Conhecida popularmente como capim-citronela a Cymbopogon nardus (L.) Rendle é um capim que pertence ao gênero Cymbopogon, tem sua origem na Índia, mas é muito utilizado na Indonésia como chá calmante e digestivo. Considerada uma planta aromática, a citronela apresenta grande quantidade de óleo essencial em suas folhas. Óleos essenciais são produtos aromáticos do metabolismo secundário das plantas, normalmente produzidos por células secretoras ou grupos de células. No óleo essencial da C. nardus foram encontrados majoritariamente os seguintes monoterpenos; citronelal (47,12%), geraniol (18,56%) e citronelol (11,07%). O citronelal (C10H18O) é um monoterpenóide, o principal componente do óleo de citronela, que lhe confere seu aroma característico de limão. Tem um papel como uma fragrância, um alérgeno, um componente de óleo volátil e um metabólito vegetal. Também pode ser considerado um produto químico que altera o comportamento do inseto, agindo negativamente na sua capacidade de localização, e, dessa forma, dificulta o encontro de seu alvo podendo ser utilizado como um repelente natural.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23883
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimica_2022_2_alessandrofariasdeandrade_umestudosobreoefeitorepelentedooleodecitronela.pdf
  Restricted Access
385.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.