Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23875
Título: Estudo do modo operacional da ferramenta de código aberto Ansible para automação de um ambiente de nuvem OpenStack
Título(s) alternativo(s): Study of the operational mode of the open source tool Ansible for automating an OpenStack cloud environment
Autor(es): FURLAN, Flávio Favareto
Orientador(es): SILVA, André Luiz
Outro(s) contribuidor(es): PERETTO, Lincon Moreira
MUNHOZ, Michel Moron
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Computação em nuvem;Automação;Software livre
Data do documento: 4-Dez-2019
Editor: 105
Referência Bibliográfica: FURLAN, Flávio Favareto. Estudo do modo operacional da ferramenta de código aberto Ansible para automação de um ambiente de nuvem OpenStack, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.
Resumo: A computação em nuvem teve suas premissas desenvolvidas na década de 60, porém, seu desenvolvimento ganhou força a partir dos anos 2000, de modo que, hoje em dia, grande parte dos serviços disponibilizados na Internet são baseados em cloud computing, devido a sua praticidade, custo e escalabilidade. O conceito consiste em acessar com facilidade os mais variados serviços ou arquivos sob demanda independentemente de tempo e espaço, desde que se tenha uma conexão estável à Internet. Tal modelo tem suas bases em tecnologias muito bem consolidadas como hardwares modulares, computação em grade e virtualização. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo avaliar as competências e conhecimentos necessários na criação uma nuvem privada, a partir da implementação automatizada do software de código aberto chamado OpenStack, um sistema operacional de nuvem. Para isso, utilizou-se da versão OpenStack Train, Ansible e suas respectivas documentações oficiais, em um ambiente virtualizado o qual pode ser prontamente aplicado no dia a dia. Após o experimento concluiu-se que a automação de fato facilita nas rotinas desempenhadas por um administrador de rede em um ambiente de nuvem OpenStack, porém exige conhecimentos aprofundados de virtualização, programação, redes, tecnologia de containers, distribuições Linux, banco de dados e modo operacional do OpenStack.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23875
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLÁVIO FAVARETO FURLAN.pdf
  Restricted Access
1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.