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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23763
Título: | A percepção dos alunos de Comércio Exterior sobre o conhecimento de línguas estrangeiras |
Título(s) alternativo(s): | Foreign Trade students’ perception of knowledge of foreign languages |
Autor(es): | GREGUER, Everton |
Orientador(es): | CARVALHO, Luciana de |
Outro(s) contribuidor(es): | LISBOA, Maria Fernanda Grosso FANCIO, Adriana Cícera Amaral |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Competitividade;Mercado de trabalho |
Data do documento: | 6-Jul-2018 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | GREGUER, Everton. A percepção dos alunos de Comércio Exterior sobre o conhecimento de línguas estrangeiras, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018 |
Resumo: | Desde as últimas décadas do século XX, profundas mudanças vêm ocorrendo em nossa sociedade em decorrência da mundialização e da reestruturação produtiva do sistema capitalista. Assim, nas condições atuais de produção – devido à acirrada competitividade do mercado – estamos expostos à demanda de diversas competências. Uma delas é a do conhecimento de línguas estrangeiras, que constitui um requisito para a inserção no mercado de trabalho. Buscamos, então, por meio de uma pesquisa de levantamento (survey) conhecer a percepção dos alunos de Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba sobre a necessidade do conhecimento de línguas estrangeiras. Para a realização deste trabalho, adotamos como método de coleta de dados um questionário, que aplicamos a 35 alunos do quinto e do sexto semestres do curso de Comércio Exterior. Os resultados obtidos mostram que os alunos de Comércio Exterior consideram o conhecimento de línguas estrangeiras fundamental para a sua inserção na maioria das empresas. Entre as línguas cujo conhecimento eles pensam ser importante, estão o inglês – que 96% dos alunos julgam indispensável –, o espanhol – que 68% dos alunos declaram ser importante e os outros 32%, indispensável – e, em terceiro lugar, as línguas de duas grandes potências econômicas e parceiros comerciais do Brasil: o alemão e o mandarim. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23763 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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