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Título: A percepção dos alunos de Comércio Exterior sobre o conhecimento de línguas estrangeiras
Título(s) alternativo(s): Foreign Trade students’ perception of knowledge of foreign languages
Autor(es): GREGUER, Everton
Orientador(es): CARVALHO, Luciana de
Outro(s) contribuidor(es): LISBOA, Maria Fernanda Grosso
FANCIO, Adriana Cícera Amaral
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Competitividade;Mercado de trabalho
Data do documento: 6-Jul-2018
Editor: 105
Referência Bibliográfica: GREGUER, Everton. A percepção dos alunos de Comércio Exterior sobre o conhecimento de línguas estrangeiras, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018
Resumo: Desde as últimas décadas do século XX, profundas mudanças vêm ocorrendo em nossa sociedade em decorrência da mundialização e da reestruturação produtiva do sistema capitalista. Assim, nas condições atuais de produção – devido à acirrada competitividade do mercado – estamos expostos à demanda de diversas competências. Uma delas é a do conhecimento de línguas estrangeiras, que constitui um requisito para a inserção no mercado de trabalho. Buscamos, então, por meio de uma pesquisa de levantamento (survey) conhecer a percepção dos alunos de Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba sobre a necessidade do conhecimento de línguas estrangeiras. Para a realização deste trabalho, adotamos como método de coleta de dados um questionário, que aplicamos a 35 alunos do quinto e do sexto semestres do curso de Comércio Exterior. Os resultados obtidos mostram que os alunos de Comércio Exterior consideram o conhecimento de línguas estrangeiras fundamental para a sua inserção na maioria das empresas. Entre as línguas cujo conhecimento eles pensam ser importante, estão o inglês – que 96% dos alunos julgam indispensável –, o espanhol – que 68% dos alunos declaram ser importante e os outros 32%, indispensável – e, em terceiro lugar, as línguas de duas grandes potências econômicas e parceiros comerciais do Brasil: o alemão e o mandarim.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23763
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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