Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23741
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Vilma Maria de | - |
dc.contributor.author | BANDONI, Alessandra Patrícia Felipe | - |
dc.contributor.other | SIGRIST, José Estanislau | - |
dc.contributor.other | OLIVEIRA, Angela Trimer de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-13T15:52:32Z | - |
dc.date.available | 2024-09-13T15:52:32Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-04 | - |
dc.identifier.citation | BANDONI, Alessandra Patrícia Felipe. A Guerra Governamental para atrair o setor automotivo no Brasil, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23741 | - |
dc.description.abstract | Dentro do setor automotivo brasileiro foi travada uma verdadeira batalha entre Estados e municípios chamada de guerra fiscal, que consistia em atrair os Investimentos Diretos Estrangeiros com a prerrogativa de que estes investimentos seriam ideais para suprir a carência financeira dos Estados em relação ao desenvolvimento industrial e tecnológico da região. Foi nos anos de 1990 que estas disputas se tornaram mais acirradas e mais Estados entraram em conflito. Para atrair os IDEs os Estados e municípios começaram a oferecer isenções e incentivos fiscais por mais de 10 anos, para as empresas que se instalassem em suas regiões. O ABC Paulista foi quem mais sofreu com esta política, pois os Estados estavam interessados apenas nos IDEs que viriam com a nova planta automotiva, sem colocar na equação todos os custos relacionados a este processo. A guerra só beneficiaria as empresas do setor automotivo, pois ela receberia todos os benefícios e o poder público apenas injetaria dinheiro vindo dos impostos sem a garantia de retorno. Para o desenvolvimento do referido estudo foram utilizadas bibliografias, sites oficiais de acesso livre e leis que regem o Brasil. Este trabalho acadêmico foi dividido em três capítulos. O primeiro capítulo expõe o contexto histórico do setor automotivo, os Regimes governamentais para o setor e os tributos como IPI, ICMS, ISSQN e IPTU; o segundo capítulo explica a metodologia utilizada e o terceiro capítulo apresenta a Guerra Fiscal entre os Estados e a publicação da Lei Complementar 160/2017 para colocar fim nesta guerra, seguido da conclusão | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject | Economia fiscal | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | A guerra governamental para atrair o setor automotivo no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | The government war to attract the automotive sector in Brazil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alessandra Patrícia Felipe Bandoni.pdf Restricted Access | 2.63 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.