Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23620
Title: A comunicação organizacional no gerenciamento de crises
Other Titles: Organizational communication in management of crises
Authors: DAMASCENO, Tainá
SILVA, Matheus de Vietro
Advisor: GATAROSSA, Ângela Antônia Lopes Biudes
type of document: Monografia
Keywords: Comunicação organizacional
Issue Date: Dec-2023
Publisher: 182
Citation: DAMASCENO, Tainá; SILVA, Matheus de Vietro. A comunicação organizacional no gerenciamento de crises. Orientadora: Ângela Antônia Lopes Biudes Gatarossa. 2023. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, SP, 2023
Abstract: O presente estudo trata a comunicação organizacional na gestão de crise, que é compreendida como aquela que desempenha um papel crucial nas empresas para lidar com um momento crítico enfrentado pela organização. As crises podem estar relacionadas a desastres naturais, questões de reputação ou até mesmo financeiras da organização e necessitam de adoção de práticas e ações urgentes e eficazes para cuidar da imagem organizacional. Assim, o principal objetivo desse estudo está em entender melhor a comunicação organizacional, identificando a sua importância e correta utilização nas situações de crise nas empresas, com vistas a recuperar a imagem os resultados corporativos. Para tanto, a metodologia deste trabalho valeu-se da pesquisa bibliográfica, com base em artigos, materiais da internet, livros e sites, que trouxeram elucidações sobre o tema e apresentaram práticas de grandes empresas em seus gerenciamentos de crises. Como base nos estudos teóricos e nas práticas empresariais aqui contempladas, podese concluir que a comunicação organizacional é primordial no gerenciamento das crises no que se refere à recuperação de suas imagens e melhoria de seus resultados pós-crise. No entanto, o planejamento prévio das estratégias pode trazer maior rapidez e eficácia no gerenciamento das crises, proporcionando melhores resultados para as empresas.
The present study deals with organizational communication in crisis management, which is understood as one that plays a crucial role in companies to deal with a critical moment faced by the organization. Crises can be related to natural disasters, reputational or even financial issues of the organization and require the adoption of urgent and effective practices and actions to take care of the organizational image. Thus, the main objective of this study is to better understand organizational communication, identifying its importance and correct use in crisis situations in companies, with a view to recovering the image and corporate results. To this end, the methodology of this work used bibliographical research, based on articles, internet materials, books and websites, which provided clarifications on the topic and presented the practices of large companies in their crisis management. Based on the theoretical studies and business practices covered here, it can be concluded that organizational communication is essential in crisis management in terms of recovering its images and improving its postcrisis results. However, prior planning of strategies can bring greater speed and effectiveness in crisis management, providing better results for companies.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23620
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestão_empresarial_2023_2_taina_damasceno_a_comunicação_organizacional_no_gerenciamento_de_crises.pdf
  Restricted Access
992.71 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.