Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23619
Title: | O papel do RH na era da hiperconectividade: um estudo sobre a retenção de talentos da geração Z |
Other Titles: | The role of HR in the era of hyperconnectivity: a study on generation Z talent retention |
Authors: | BARBOSA, Fabíola |
Advisor: | DANDARO, Fernando |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Gestão de negócios |
Issue Date: | 8-May-2024 |
Publisher: | 109 |
Citation: | BARBOSA, Fabíola. O papel do RH na era da hiperconectividade: um estudo sobre a retenção de talentos da geração Z, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelino”, 2024 |
Abstract: | A contemporaneidade se faz presente de diversos perfis profissionais, que podem
ser compreendidos por meio do entendimento das gerações. Entender esse perfil é
essencial para reter talentos, em especial, da geração Z, onde a área de Recursos
Humanos deve identificar suas necessidades e desejos específicos para aplicar uma
gestão eficiente. Para tanto, este trabalho tem como objetivo conhecer a evolução
das gerações ao longo dos anos, destacando o perfil da Geração Z e, dessa forma,
realizar diagnosticar por meio de pesquisa de campo nas empresas de Franca/SP,
quais as características da Geração Z como forma de reter os talentos na
contemporaneidade. Como procedimento metodológicos, optou-se pelo
levantamento bibliográfico exploratório e pesquisa de campo descritiva com
aplicação de questionário, obtendo dessa forma dados secundários e primários,
respectivamente para uma análise qualitativa. Como resultados, o estudo destaca a
importância da tecnologia na gestão de talentos da Geração Z. Como uma geração
nativa digital, esses profissionais estão profundamente interconectados e esperam
que as empresas adotem ferramentas e plataformas modernas para facilitar a
comunicação, o aprendizado e o desenvolvimento de carreira. Portanto, é precioso
adotar uma abordagem centrada no indivíduo, investir em tecnologia e promover
uma cultura inclusiva e colaborativa, os profissionais para que possam desempenhar
um papel vital na construção de equipes talentosas e resilientes que impulsionam o
sucesso organizacional em um mundo digital em constante evolução. A contemporaneidade se faz presente de diversos perfis profissionais, que podem ser compreendidos por meio do entendimento das gerações. Entender esse perfil é essencial para reter talentos, em especial, da geração Z, onde a área de Recursos Humanos deve identificar suas necessidades e desejos específicos para aplicar uma gestão eficiente. Para tanto, este trabalho tem como objetivo conhecer a evolução das gerações ao longo dos anos, destacando o perfil da Geração Z e, dessa forma, realizar diagnosticar por meio de pesquisa de campo nas empresas de Franca/SP, quais as características da Geração Z como forma de reter os talentos na contemporaneidade. Como procedimento metodológicos, optou-se pelo levantamento bibliográfico exploratório e pesquisa de campo descritiva com aplicação de questionário, obtendo dessa forma dados secundários e primários, respectivamente para uma análise qualitativa. Como resultados, o estudo destaca a importância da tecnologia na gestão de talentos da Geração Z. Como uma geração nativa digital, esses profissionais estão profundamente interconectados e esperam que as empresas adotem ferramentas e plataformas modernas para facilitar a comunicação, o aprendizado e o desenvolvimento de carreira. Portanto, é precioso adotar uma abordagem centrada no indivíduo, investir em tecnologia e promover uma cultura inclusiva e colaborativa, os profissionais para que possam desempenhar um papel vital na construção de equipes talentosas e resilientes que impulsionam o sucesso organizacional em um mundo digital em constante evolução. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23619 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FABÍOLA BARBOSA_TG FINALIZADO.pdf Restricted Access | 1.66 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.